Tuesday, August 06, 2019

Unplanned

Nos ultimos anos tem surgido diversos filmes com base na religião catolica, que acabaram por si só por constituir um género autónomo. Este ano mais que um filme sobre fé, acabou por sair um filme que defende um dos lados mais discutíveis da religião concretamente o aborto. Num filme que rapidamente se percebeu que ia ser mais polémico do que propriamente interessante, a critica devastou por completo a rigidez ideológica do filme, sendo que comercialmente as coisas até acabaram para ser aceitáveis, muito pela culpa da polémica do filme.
Sobre o filme podemos começar por dizer que à semelhança da maior parte dos filmes do mesmo teor, temos um filme com procedimentos de telenovela de segunda linha ao qual se associa um segundo ponto que é uma rigidez ideológica que acaba por contaminar o lado narrativo do filme que fica sempre demasiado preso a uma ideologia discutivel que precorre todo o filme.
Mas nao é apenas ideologicamente e naquilo que defende que o filme tem problemas, penso mesmo que nos dias de hoje exige-se que os filmes tenham outro tipo de atributos interpretativos e criaçao de uma narrativa. A transformaçao e mais que isso a caracterizaçao da personagem central é totalmente irrealista, na forma inocente com que se torna CEO de uma clinica de abortos que mais tarde descobre ser o seu nicho de mercado. Toda esta transformaçao é a todos os niveis absurda e o filme acaba por sofrer esse ponto.
Ou seja numa altura em que o catolicismo ja percebeu que uma forma que tem de chegar aos seus fieis mais novos e atraves de um cinema de baixa qualidade. Entramos com este filme num novo posicionamento, ou seja na questão ideologica mais contestada e nisso parece-me que o filme está longe de ser interessante.
A historia fala de uma mulher que começa a sua carreira numa clinica de planeamento familiar, acabando por ter sucesso na mesma e subir a cargo dirigente da mesma, altura em que percebe que o mercado da empresa são os abortos o que acaba por colocar em causa a sua ideologia
Em termos de argumento parece-me que o filme é pobre em todos os sentidos, acima de tudo na defesa de uma ideologia contestavel, ao qual se associa um lado pouco desenvolvido de personagens e uma escolha entre bons e maus demasiado ao serviço da ideologia.
Na realizaçao temos uma dupla associada a filmes cristãos, que normlamente pouco pedem para os seus realizadores. Fica a ideia que o filme não quer ser mais que isso e a imagem e apenas uma forma de transmitir uma mensagem.
Nas interpretações temos um filme sem grandes figuras e grandes personagens o que se ajusta ao resultado final apresentado. Foi muito criticada a forma como os interpretes aceitaram fazer o filme, o que acabou por nao se refletir ja que as carreiras em si já não existiam


O melhor - A filme espelha uma convição clara

O pior - E bastante discutivel e nao parece querer ouvir o outro lado

Avaliação - D

No comments: