Friday, August 16, 2019

The Red Sea Diving Resort

A Netflix apostou tudo este ano não só na produção de longas metragens como também na distribuição de algumas. Num tema cada vez mais pertinente dos refugiados surge um filme sobre um ato de heroismo de agentes da Mossad no Sudão do Sul de forma a libertar diversos refugiados. Pese embora o impacto natural do tema os resultados críticos do filme não foram brilhantes e pese embora o rico cast do filme não me parece que tenham conseguido ser o titulo de maior impacto da aplicação Netflix.
SObre o filme podemos dizer que o mesmo segue uma estrutura logica de agrupamento de indivíduos diferentes que vao ser o núcleo duro de um filme onde as personagens tentam se superar para salvar vidas. Este caracter heroico do filme funciona na forma como o filme acaba por ser impactante, na historia que conta e mais que isso na forma como tudo decorre ao minuto.
Claro que muitas vezes este tipo de filmes caem num problema que e a divisão total entre os lados da barricada entre bons e maus sem qualquer tipo de explicação. Aqui percebe-se que mais de que um filme politico que quer tocar em diversos pontos, o centro do filme acaba mesmo por ser tentar dar-nos um filme de ação sobre um ato heroico sem pensar muito no realismo das personagens ou mesmo nos contornos específicos da ação.
Mas o filme resulta na sua base, desde logo porque as diferenças entre as personagens acabam por dar alguma química entre elas, mas mais que isso porque o filme aproveita bem as especificidades para equilibrar os ritmos emotivos do filme, dando-lhe o ritmo certo para prender o espetador a uma historia que merece ser contada.
A historia fala de um grupo de pessoas apoiadas pela Mossad que acaba por tomar conta de um resort do sudao do sul com o propósito de retirar daquele pais centenas de refugiados com a vida em perigo devido a intervenção de forças militares.
O argumento do filme tem um acontecimento histórico imponente que e tratado para o lado ficcional de forma competente, principalmente pensando que se trata de um filme de massas. Na especificidade o filme e bem melhor em termos de diálogos do que na construção e desenvolvimento de personagens.
Na realização Gideon Raff e um desconhecido no cinema, depois de um histórico mais associado a realização para televisão. COnsegue um filme simples mas que funciona principalmente nos domínios do ritmo de filmes. Não sendo vistoso, já que nunca o tenta, acaba por ser eficaz.
No cast temos uma escolha de atores mais objetiva para o resultado comercial do que para a exploração interpretativa das personagens. Evans funciona no seu estilo de ação, e Bennet, Nivola e Huisman dao o suporte essenial ao lado grupal do filme.

O melhor - O acontecimento narrado.

O pior - As personagens poderiam ser mais trabalhadas

Avaliação - B-

No comments: