Thursday, August 08, 2019

Avengers: Engdame

Depois da batalha do infinito ter surpreendido e deixado em choque os fas da Marvel, este episodio tinha muito peso em cima de si, desde logo desatar o no do primeiro filme, e mais que isso dar um fim a uma das fases de maior sucesso do cinema. Os resultados críticos foram bastante competentes e de imediato deram a impressão que um dos desafios maiores do cinema moderno tinha sido ultrapassado, ainda para mais quando comercialmente se tornou em termos monetários o filme mais rentável da historia em termos mundiais.
Eu confesso que ao longo dos últimos anos em que a Marvel dominou por completo as bilheteiras, existiu altos e baixos nos seus filmes, embora sempre me tenha parecido que o bloco constituído pelas personagens era das obras maiores que o cinema tinha visto ate hoje. Este era um declarado encerramento de capitulo e sempre pensei que o trabalho ia ser difícil, mas conseguiram os objetivos. Desde logo porque conseguirem ter um filme que e uma retrospetiva dos melhores momentos das sagas completas, porque junta apontamentos de todos os heróis, porque tem uma batalha final épica com todos, e no fim da nos a resolução sem medo de algumas personagens com efeito épico e dramático.
Tudo isto transforma este avengers naquilo que muitas vezes achamos difícil conseguir que é saber concluir e parar algo de sucesso, e aqui consegue. Saimos daqui com a sensação que podia tudo acabar aqui que estava bem, mesmo sabendo que a fase três vem ai. Um filme com três horas que tem tudo que o entretenimento pode pedir sem ser aborrecido, com o peso e carisma que as personagens exigiam.
Não e obviamente o filme mais denso e significativo da historia, e certo que em face do numero de personagens tem muitas vezes que atalhar e não ser sempre coerente. mas ninguém no final deste filme fica indiferente aquilo que foi conseguido e ao final que aqui esta.
A historia segue onde a guerra infinita foi deixada os sobreviventes tem de recuperar os que desapareceram conseguindo para isso regressar ao passado e juntos tentar retificar o conseguido por Thanos.
Em termos de argumento não temos propriamente muita originalidade na forma como o filme desata o no do filme anterior. Alias a viagem no tempo seria a única possibilidade e ai esta de repente tudo resolvido. Nas sequencias individuais temos mais do mesmo, sendo em termos de argumento o lado positivo do filme, a coragem para os finais de algumas personagens.
A realização deste filme ficou a cargo dos irmãos RUsso eles que fizeram praticamente carreira na Marvel, inicialmente com o capitao america e agora nos capítulos finais de vingadores. Conseguiram em Civil War encontrar o tom certo, e replicaram com mestria ate ao final. Não temos um filme de autor, mas temos de alguém que cumpre a tarefa muito bem.
No cast temos os atores de sempre nos papeis de sempre mostrando o quão bem as escolhas foram feitas. Destaque para um hemsowrth que encontrou na comedia do seu Thor uma mais valia, e um Downey Jr que e o epicentro de todo o sucesso.

O melhor - O épico final

O pior - Vamos ter saudades de algumas personagens

Avaliação - B+

No comments: