Monday, August 05, 2019

Godzilla:King of Monsters

Godzilla é um dos monstros mais carismaticos do cinema moderno. De origens orientais ao longo do tempo foram diversas as roupagens desta figura, desde filmes mais iconicos a blockbusters de pior qualidade, teve nos ultimos anos uma roupagem com os efeitos de ponta. Ao contrario do episodio previo este esteve longe de ter uma excelente receção critica com avaliações medianas. COmercialmente nos EUA o filme também teve longe de grandes resultados pese embora em termos globais as coisas tem ficado mais ajustadas.
Sobre o filme parece-me claro que como ja tinha acontecido no primeiro filme, houve um abrandamento da riqueza narrativa para dar primazia a componente estetica e de efeitos de primeira linha. Neste ponto o filme permite sequencias de açao de primeira linha e acima de tudo a criaçao de um mito exitente em torno de figura de Godzilla.
O problema sao as personagens que compoem o filme e o que acabam por dar as mesmas. Aqui parece-me claro que o filme nao funciona ja que todas acabam por ser demasiado superficiais fazendo com que as vivencias a as reaçoes das mesmas sejam pobres no contexto global do filme, e tornem a historia em si um contexto apenas para o filme em si.
OU seja parece que temos um daqueles blockbusters com tecnologia de ponta, pouco preocupado com um entertenimento puro e mais negro nos procedimentos, mas que no filme acaba por saber a pouco. Fica a ideia que o filme deveria pensar mais nos seus personagens do que nas imagens.
A historia fala do acordar de diversos monstros preparados para dizimar a terra como a conhecemos ate ao momento em que um grupo de cientistas tenta acordar Godzilla para o mesmo pacificar tudo de novo na defesa do nosso planeta.
E no argumento que residem os grandes problemas do filme, por um lado porque nao entertem e mais que isso as personagens nunca oferecem alternativas ao filme no que diz respeito as suas vertentes mais pessoais.
Na realizaçao temos um filme grande com dimensao estetica e apontamentos de ponta em termos de efeitos especiais Dougherty e um realizador que tem origem no terror e percebe-se isso na escolha de planos usualmente escuros.
No cast o filme não e rico em interpretaçoes porque as personagens são quase sempre demasiado diminuidos. Nos momentos em que o filme tenta ir mais alem, os monstros acabam por ser os verdadeiros protagonistas de um filme que nao exige muito dos seus intepretes para alem da presença

O melhor - o nivel tecnologico do filme.

O pior - A forma como o filme se torna aborrecido

Avaliação - C-

No comments: