Sunday, June 30, 2019

Shaft


Dezanove anos depois de ter sido reiventado o personagem Shaft com Samuel L Jackson eis que surge a natural sequela, com uma nova geração. O filme tinha alguns pontos a seu favor, principalmente pelo facto de Samuel l Jackson nao ter perdido o conceito de estilo neste periodo de tempo. Shaft nao e propriamente um filme a pensar na critica e o resultado deste esteve longe de ser fantastico com avaliaçoes com ligeiro pendor negativo. Comercialmente as coisas tambem nao foram fantasticas levando a Netflix a apostar na distribuição pelo serviço de streaming em alguns mercados
Sobre o filme podemos dizer desde logo que segue aquilo que os primeiros filmes foram, um misterio policial que acaba por ser conciliado com uma vertenta mais comica, que neste filme acaba por ser o epicentro em termos de objetivo. O filme acaba por funcinar melhor no estilo da personagem e o humor que vem consigo do que propriamente na intriga policial pobre e pouco interessante que acaba por nao prender o espetador.
Parece-nos tambem que em termos de produçao o filme muito mais modesto, as sequencias de açao sao limitadas e o filme parece quase sempre esperar pouco das mesmas, dando total primazia ao humor, aqui o estilo de Shaft e principalmente a forma como encaixa no estilo natural de Jackson acaba por ser o que melhor se destaca neste filme.
Assim mais do que reavivar de um franchising Shaft funciona mais pela curiosidade e pela homenagem aos filmes anteriores, este filme esta longe de conseguir por si so lançar o franchising mas tambem me parece que e um filme que se ve bem, que nos permite quase duas horas de entertenimento e pouco mais.
A historia segue o filho de Shaft agora agente do FBI que apos a morte de um dos seus melhores amigos, acaba por recorrer ao seu pai para tentar investigar o que esteve na origem da morte do mesmo.
Em termos de argumento devemos separar o filme naquilo que o mesmo e em termos humoristicos onde me parece funcional, com um estilo proprio que e potenciado pelo argumento, e o lado da intriga claramente mais pobre e desinteressante.
Na realizaçao Story e um dedicado afro americano que tem origem nos filmes de comedia de açao e sente-se bem no estilo familiar. Aqui nao temos muitos meios mas o filme acaba por se tornar numa especie de classico do genero o qual normalmente nao e feito de grandes meios.
No cast Jackson e perfeito para Shaft, alias os dois são indiferenciados, ao seu lado o filme nao pede muito dos restantes atores, tirando um jovem Usher que funciona bem como antitese mas na transoformaçao final nao convence tanto.

O melhor - O humor do filme.

O pior - A forma como a intriga policial e pouco trabalhada

Avaliação - C+

No comments: