Thursday, June 13, 2019

The Kid

Poucas figuras do western americano são tão iconicas com Billy The Kid, um jovem fora da lei que colocou em sentido as povoaçoes daquela zona. Este filme nao podemos dizer que é sobre a personagem mas acima de tudo sobre a influencia da mesma. Este Western tradicional acabou por estar longe de ser um sucesso critico, sendo que comercialmente para o genero e principalmente para a distribuição os resultados ate foram consistentes.
Sobre o filme podemos dizer que nem sempre e um filme objetivo e intenso como a maioria dos westerns devem ser, sempre com a honra e a vingança como pano de fundo. Aqui o filme acaba por ser um emaranhado de personagens sempre com o ponto de vista de um jovem que tenta encontrar o seu espaço depois de matar o seu pai.
Ao long desta especie de road trip pelo western vamos encontrando personagens iconicas, principalmente na dualidade entre o comandante Pat e Billy the kid, e acaba por ser neste confornto que o filme e menos forte, ja que nunca o trabalha ou o assume para o espetador optando que este nao seja mais do que um pano de fundo na maior parte do tempo sem grande interesse para o espetador, ja que o foco narrativo encontra-se noutro cenario.
Por tudo isto e mesmo encontrando no filme algumas virtudes do Westen mais tradicional, principalmente no contexto espacial das localidades em si o filme acaba por ser algo adormecido e longe do que de melhor o genero nos deu, mesmo nos trabalhos mais recentes dos realizadores mais conceituados.
A historia debruça sobre dois irmãos que tentam fugir a ira de um tio, e que acabam por apanhar boleia da caravana do coronel pat depois deste ter capturado Billy the kid,
Em termos de argumento a intriga principal embora menos imponente parece-me claramente mais bem trabalhada do que a historia apelativa que da o nome ao filme. Nao e um filme com grandes novidades ou grande trabalho no dialogo optando muitas vezes pelo caminho mais facil.
Na realizaçao D'onofrio que ainda e inexperiente atras das camaras percebe-se que gosta do genero nas homenagens esteticas que faz, mas a camara acaba por nao ser relevante para a historia, acabando por ser quase sempre uma opçao simplista.
No cast o filme nao exige muito dos seus protagonistas que se assumem proximos daquilo que mais recentemente tem feito. Hawke e Haan nunca puxam a personagem para outros patamares, sendo o maior sublinhando um Pratt muito diferente dos ultimos tempos.

O melhor - O contexto espacial do filme.

O pior - A historia de Billy The Kid nao e potenciada

Avaliação - C



No comments: