Tuesday, June 11, 2019

The Aftermath

A segunda guerra mundial continua nos dias de hoje, a ser um dos assuntos preferidos do cinema, principalmente dos lados mais tradicionais. Em 2018, mas apenas lançado nos EUA em 2019 surgiu este filme sobre a relação entre aliados e alemaes no pos guerra. Um filme sobre relações que chumbou em termos criticos com avaliações negativas, e que comercialmente acabou por ultrapassar o limite minimo para os filmes cujo lançamento e reduzido.
Sobre o filme podemos dizer que o mesmo segue o tipico tradicionalismo emocional e narrativo dos filmes BBC. Isso acaba por pausar o ritmo e torna lo em grande parte da sua duração demasiado previsivel nao so apenas naquilo que é as relações e o desenvolvimento das mesmas mas tambem a forma como os dialogos acabam por seguir, num filme que para o tema em questao perde por ser totalmente previsivel.
Claro que o assunto é sensivel, a forma como dois lados de uma guerra tao intensa consegue coabitar. Parece-me sinceramente que o filme tenta faze-lo de uma forma sincera mas tem dificuldades em ser congruente em todos os momentos, fazendo com que o filme pelo menos do ponto de vista emotivo se perca em conflits cuja definiçao e sempre dificil.
Ou seja fica as feridas da guerra e a forma emotiva com que o filme contextualmente a descreve, ja que no que diz respeito a intriga central parece claro que o filme tem muitas mais dificuldades em fazer prevaler a sua noçao e a sua historia
O filme fala sobre um militar dos aliados que apos a vitora da segunda guerra mundial ocupa a casa de um arquitecto alemao. Com a chegada da sua esposa a alemanha começa a surgir deconforto com a presença deste individuo nas vivencias do casal.
O argumento e totalmente previsivel do primeiro ao ultimo momento, nao so na forma da intriga mais mais que isso na forma como o filme tem dificuldades nos dialogos e na sua intensidade. Parece que o filme perde capacidade de inovar num terreno sempre dificil como o pos guerra.
Na realizaçao Kent, e um realizador sem grande espaço no cinema que tem tentado mais destaque na televisao. Em termos de realizaçao temos uma abordagem tradicional, e mais que isso uma forma muito simplista de fillmas personagens, mesmo que em termos de contexto tenha alguma qualidade.
No cast pouco ou nada de relevante Knightley na sua personagem tipo, com pouco ou nenhuma diferença da maioria   dos papeis que ela interpreta. Clarke acaba por ser o mais seguro, ja que Saarsgard demonstra algumas dificuldades que tem sido comuns na sua carreira.

O melhor - O pos guerra.

O pior - A previsibilidade de tudo no filme..

Avaliação - C-

No comments: