Thursday, June 13, 2019

The Humminghbird Project

Com o avanço da tecnologia e a influencia que a mesma acaba por ganhar a cada dia que passa em cada um dos aspetos do nosso dia a dia, era uma questão de tempo termos um filme que tocasse nessa importancia. Este e um filme tecnico sobre especificidades tecnicas. Talvez por este excesso de especificação criticamente o filme nao conseguiu ser unanime com avaliaçoes medianas e comercialmente um tema tao especifico mesmo com um bom elenco nao foi capaz de levar muita gente ao cinema.
E inquestionavel e importancia e a complexidade daquilo que o filme trata de um ponto de vista de desenvolvimento. Contudo ao ser um tema tao tecnico e tao especifico, o filme acaba por ser adormecer junto de tantos termos e especificaçoes que se torna muito dificil de ser compreendido em toda a sua totalidade junto do espetador e isso acaba por adormecer o filme e principalmente a ligaçao com o espetador.
Claro que depois tem uma componente onde o filme funciona que é na determinaçao a todo custo das personagens o filme nisso é objetivo e intenso embora nos pareça que isso e claramente diminuido por um filme adormecido em toda a linha pela sua tecnicidade que ocupa muito da sua duraçao ou pelo menos as fases mais importantes.
Na forma temos um filme de toada e resposta dos dois lados, num final algo previsivel, com o aspeto emotivo a ser trabalhado principalmente na segunda fase do filme. Existe para mim dois filmes dentro do mesmo cujo o resultado no final acaba por estar longe de ser minimamente interessante.
O filme fala de dois familiares que tem o sonho de construir um canal de fibra que permita as comunicações mais rapidas relativas a transaçoes comerciais, contudo neste objetivo vao ter a competiçao de uma estrutura organizada com os mesmos objetivos.
O argumento tem um problema que nao consegue ultrapassar que e tornar os pontos tecnicos do filme percetiveis a toda a gente, e ao nao conseguir esse ponto faz o filme adormecer e tornar-se muitas vezes um objeto estranho que nem a intriga das personagens consegue ultrapassar.
N realização Nguyen e um realizador independente candiano que tem aqui o seu filme mais visivel. Um trabalho do ponto de vista de realizaçao modesto, sem grandes truques ou objetivos apostando em salientar a historia ou o ponto de vista em si.
No cast Eisenberg entra na sua tipica personagem, que acaba por ja ser uma imagem de marca na sua carreira, sendo Saarsgard que mais brilha num papel longe do que estamos habituados a ver dele e que de alguma forma nos mostra recursos que anteriormente nao foram exibidos, num papel a merecer sublinhado.

O melhor - Saarsgard

O pior - Demasiado tecnico para ser realmente compreendido

Avaliação - C-

No comments: