Tuesday, June 04, 2019

Captive State

As invasões extraterrestres já foram abordadas por diversas e de forma bem diferenciada por todos os generos do cinema. Este ano, sem grandes figuras do cinema surgiu este particular filme, com um estudo mais politico sobre mais uma dessas invasões. Este filme algo dark não foi propriamente bem recebido criticamente com avaliações demasiado medianas, para alguem que na realização tinha potenciado a saga planeta dos macacos. Em termos comerciais os resultados foram desastrosos principalmente pela falta dos atores que levam pessoas ao cinema.
Nos estamos habituados obviamente a um cinema de invasoes de extraterrestres bem diferentes do que temos aqui. Concretamente mais efeitos, mais ação, menos profundidade narrativa e o filme sofre essa falta nos primeiros momentos, porque se torna demasiado monotono e demasiado difuso pelas personagens. Ou seja a forma como se esconde em  mais de uma hora acaba por ser contra producente na ligação das personagens ao filme.
Mas acaba por ser um filme que vai do menos ao mais, o seu twist final funciona e leva com que ficamos com uma boa impressão de um filme diferente, objetivo mas sem grandes truques, um filme mais negro do que propriamente mais espetacular, com os defeitos bem definidos mas com a virtude de um argumento que tem no fim espaço para surpreender e muitas vezes isso já não é facil de acontecer no cinema atual.
Ou seja uma abordagem algo diferente do cinema de ação, uma abordagem que me parece mais introspetiva, menos espetacular mas ao mesmo tempo mais densa. Nao e claramente um filme de primeira linha, mas está longe de ser um registo que não surpreende. Fica a clara convicção que menos personagens e mais coração poderiam dar ao filme mais impacto.
A historia fala de um grupo de pessoa rebeldes, que num momento de dominio e ocupação extra terrestre tentam-se libertar com um plano organizado, o qual acaba por ser contrariado pelos humanos que funcionam como ligação ao poder extra terrestre.
O argumento do filme é inicialmente algo difuso, muitas personagens, diversas intrigas e nenhuma concreta, com o passar do tempo acaba por se agrupar melhor e arranja forma no final para ter um final surpreendente e competente.
Na realização Wyatt surpreendeu positivamente com a sua abordagem a planeta dos macacos mas a sua carreira depois nao foi propriamente brilhante. Gambler falhou em toda a linha, e este filme e demasiado dark para grandes elogios na realizaçao. Parece ter coragem mas necessita de primorar a estetica.
No cast o filme quase nao tem referências para alem de enigmatico Goodman, que funciona bem no seu papel, pala sua dualidade mas no restante o filme sofre a falta de personagens dominantes o que acaba por tornar tudo muito difuso.

O pior - O filme começa demasiado lento e difuso.

O melhor  - O final

Avaliação - C+

No comments: