Monday, June 03, 2019

The Curse of la Llorona

Conjuring foi sem duvida nos ultimos anos o fenomeno mediatico de terror que teve mais sucesso sendo responsável por sequelas, e spin offs anuais prontos a fazerem render o peixe a um estudio de terror, algo que nem sempre e comum. Este ano surgiu mais uma maldição familiar a longo prazo. Este filme sem grandes estrelas falhou na critica como a maior parte dos Spin Offs da saga o tem feito, contudo comercialmente para um filme sem a força de grandes interpretes os resultados ate acabaram por ser positivos.
Sobre o filme posso começar por dizer que e mais do mesmo, e inacreditavel o numero de filmes que anualmente usam o mesmo guião, alterando ou a forma de filmar, ou o final ja que no restante sao replicas pouco elaboradas uns dos outros e que nos fazem pensar e preferir quem arrisque no genero. A ideia de fica neste filme e de uma praga que veio para ficar com ligações tenues a historia central e basicamente a utilizaçao do mesmo argumento ate a exaustao.
Os dois pontos que poderiam divergir acabam por nao funcionar, desde logo a forma como e filmada, que neste filme acaba por ser de uma forma tradicionalista, sem que a camara muitas vezes seja o apoio necessario ao filme em si, e o final, aberto como sempre não vao os dolares chamarem uma sequela. Em termos de todos os outros pontos tipicos de um filme, nao existe, como personagens uma linhagem narrativa diferenciadora.
Ou seja um filme de terror igual a tantos outros, que daqui a uns tempos nos vamos esquecer por completo a sua existencia ou pelo menos saber diferencia-lo de outros que tenham sido efetuados no mesmo periodo. Contra si tem o facto de abordagem estetica ser tao comum que nem nisso se diferencia de tudo que a serie B da ao terror.
A historia fala de uma familia, onde a mae e assistente social, que apos retirar os filhos a uma mulher consegue a perceber que no seio da sua familia surge uma apariçao que pode levar com ela os seus filhos.
Em termos de argumento ja disse que usualmente estes filmes com algumas especificidades utilizam todos o mesmo guião, e isso e completamente percetivel neste filme. Nao existe personagens, nao existe criatividade na abordagem do guiao e sobre um aborrecido filme de terror.
Na realizaçao temos um desconhecido Michael Chavez que vai ter entregue a si o proximo Conjuring, aqui tem um warm up que esta longe de ser brilhante. No terror a realizaçao e importante e neste filme a mesma nunca consegue se impor.
No cast o terror e pensado para actores menores ou que procurem espaço, Cardelinni teve um bom ano principalmente por Green Book mas neste filme tem um tiro ao lado na carreira com uma personagem inexistente, e que mesmo comparativamente com outras marionetas de terror esta longe de ser brilhante.

O melhor   -  Sabermos tudo o que vai acontecer.

O pior - A forma como se desgasta um genero com este tipo de apostas

Avaliação - D

No comments: