Saturday, June 15, 2019

Hotel Mumbai

Os atentados terroristas são habitualmente traduzidos anos mais tarde em filmes que apostam em trazer historias de sobreviventes ou mesmo o ato heroismo de quem morre. Em 2018 mas apenas com lançamento americano em 2019 surgiu o retrato deste ataque em Mumbai que vitimou dezenas de pessoas. Criticamente este filme relato conseguiu passar a critica com resultados positivos embora nao brilhantes. Em termos comerciais os resultados foram extremamente competentes principalmente por nao ser um filme de grande estudio ou com grandes efeitos.
Sobre o filme podemos dizer que não sendo um poço de criatividade ou ter uma abordagem diferenciadora e dos filmes mais competentes que me recordo em termos daquilo que transmite em termos emocionais referentes a situaçoes deste genero. O filme consegue mesmo num hotel de cinco estrelas humanizar tudo e todos, bem como demonstrar a impreparação e a imaturidade dos autores, que mesmo assim se tornam perigosos como quase ninguem consegue ser.
O filme resulta porque mesmo num espaço tal grande o filme consegue ser claustrofobico na inivitabilidade que transmite as personagens, a forma como os autores comunica acaba por ser o aspeto mais surreal e diferenciador do filme, que acaba por se tornar num emplogante e ritmado thriller que ainda tem a seu favor o facto de ser baseado numa historia veridica.
Ou seja este filme torna-se num bom filme de açao, intenso psicologica e fisicamente, emocionalmente muito evoluido, e mesmo sem termos uma abordagem diferenciadora ou artisticamente criativa naquilo que se propoem o filme consegue e por isso os objetivos sao totalmente cumpridos.
A historia fala de um ataque terrorista que acaba por ocorrer em pleno hotel de cinco estrelas em mubai, numa altura em que os funcionarios do hotel tudo fazem para conduzir a sobrevivencia os seus clientes.
O argumento e basico, o unico ponto diferenciador que o filme consegue ter e nos dialogos entre os terroristas, no seguinte deixa ir o filme para o lado mais facil mas isso  acaba por ajudar os objetivos de um filme que quer ser simples e mais emotivo.
Na realizaçao Maras e um realizador desconhecido que deixa o filme ter como trunfo a historia real em si, boa contextualizaçao espacial e da cidade e principalmente a criaçao de um contexto claustrofobico em algo tao grande. Um bom filme de referencia para o futuro do realizador.
Em termos de cast mesmo nao sendo um filme dificil, Patel tem a intensidade e o lado interpretativo que o filme necessita demonstrando estar neste momento num bom momento de forma. Harmer tem um lado mais simples que funciona naquilo que o filme quer ser.

O melhor - A claustrofobia que o filme cria.

O pior - A abordagem e algo traidicionalista

Avaliação - B

No comments: