Thursday, December 06, 2018

Robin Hood

De tempo a tempo existem historias universais que sao aproveitadas por produtoras no sentido de lhes dar uma nova roupagem e tentar conseguir um sucesso que lhe alimente um possivel Franchising. Esta foi a tentativa clara da Summit nesta nova ediçao de Robin Hood. Infelizmente para a produtora a recepção critica foi pessima e isso acabou por alastrar ao seu valor comercial, muito baixo e redundou num dos grandes floops do ano, que termine com qualquer chance de iniciar aqui qualquer franchising.
SObre o filme eu confesso que a historia de Robin Hood e conhecida e mais que isso ja foi levada em todas as dimensoes ao cinema. Dai que este novo lançamento me pareceu nao ter grande sentido, principalmente depois do anterior, de Ridley Scott ja nao ter sido um grande sucesso. Este e um filme chiclet de açao rapida, pouco trabalho nas personagens e esperando que o efeito de uma açao realizada de forma atual faça funcionar sem se preocupar em nenhum momento com a complexidade narrativa ou com uma historia minimamente elaborada.
ALem deste facto o filme quer ir tão depressa para a açao que faz atalhos narrativos que não faceis de entender juntando um Little John a um arabe e mais que isso com o arriscado final de Will Turner. POr tudo isto o filme parece um pouco perdido naquilo que deveria ser a fidelidade a historia e mais que isso na forma como não consegue potenciar o que a historia em si dá.
O ultimo defeito do filme e tentar fazer com que o lado descontraido de Egerton, seja razão para um filme algo humoristico que nunca consegue ser porque nao e escrito com esse proposito, este é um problema claro ja que quando o filme tenta ser engraçado percebe-se que nao encaixa para o contexto mais fisico que o filme quer ter e acaba tudo por se tornar uma confusao.
A historia e a conhecida de RObin Hood, o ex elemento da nobreza que apos o regresso da guerra percebe que nao tem casa nem namorada e a sua terra natal esta totalmente dominada por um tirano sheriff. Com o apoio de um arabe com sede de vingança começa a treinar para ser o rosto dos oprimidos.
Em termos de guiao por muito que na base a historia conhecida esteja la, os atalhos do filme sao arriscados e quase imperdoaveis naquilo que resulta para o filme. Nao existe preocupaçao em fazer crescer as persoangens e temos sim um filme de açao rapida o que e insuficiente para o nome de Robin Hood.
Na realizaçao Otto Bathurst vem da televisao onde teve algum sucesso para um filme que nos parece ter s-mpre demasiado movimento e capturas de camara em excesso. O filme e irrequieto, tem algumas boas imagens mas insuficientes para lhe dar qualquer cunho.
POr fim no cast eu confesso que era aqui que me parecia que o filme tinha mais potencial. Egerton parece-me um dos jovens com mais carisma da atualidade como ja tinha demonstrado principalmente no primeiro Kingsman e o seu lado descontraido pode ser potenciado em muitos filmes. Foxx tem a intensidade suficiente para qualquer personagem, pena aqui a sua personagem ser uma confusao pegada. No lado dos viloes fruto de muito treino Mendelshon tem se tornado um habitue num papel que encaixa nas suas caracteristicas

O melhor - O cast tem qualidade

O pior - A dificuldade que o filme tem em respeitar a tradiçao e dar algo novo

Avaliação - C-

No comments: