Sunday, December 30, 2018

Replicas

Nos ultimos anos Keanu Reeves eventou um genero proprio de ação que anualmente lhe tem dado alguns sucessos contrapondo com outros filmes totalmente destruidos pela critica pelo seu claro serie B. Um dessas filmes que foi programado paraa 2018 mas provavelmente conseguira uma distribuição wide em 2019 é este sci fi. Pese embora o grande investimento da produçao do filme os resultados dificilmente estara perto do sucesso.
SObre o filme desde logo os Sci Fi devem funcionar com uma ideia clara que sustente o filme de principio ao fim do filme, e este acaba por nao ser dessa forma, depois da ideia ser operacionalidade o filme acaba por ser um jogo do gato e do rato no sentido de garantir a sobrevivencia de uma familia ressuscitada.
Mesmo do ponto de vista da ideia de base o excesso de procedimentos acaba por tornar o filme algo confuso e isso tira-lhe grande proximidade com o espetador caindo no erro mais primario que um filme sci fi nao deve ter, que é ser bastante confuso. Fica a ideia que o filme nao tem a ideia bem trabalhada e acaba por lhe dar tantos artefactos que ainda torna tudo pior.
Por fim as dificuldades interpretativas de Reeves que podem passar despercebidas em filmes de açao rapida mas que dificilmente  o fazem em filmes ligeiramente mais complexos e podemos dizer que Replicas a determinada atura exige alguns apontamentos dramaticos que Reeves nunca consegue ter.
A historia fala de um tecnico de sistemos que trabalha na introduçao de memorias em corpos fisicos de forma a garantir a sobrevivencia dos mortos. Apos um acidente que vitimiza a sua familia o mesmo ressuscita grande parte deles, contudo começa a ser seguido pelo ministerio com propositos proprios para o projeto.
Em termos de argumento se o filme fosse mais simples na operacionlização do procedimento poderia ser mais interessante pois em alguns momentos surgem momentos relacionados com os dilemas morais que contudo parecem colocados em segundo plano para a açao simples.
Na realizaçao Nachamanoff e um argumenista de filmes de açao de estudio normalmente sem grande qualidade e aqui parece dotar o filme de alguns artefactos sem nunca o conseguir dotar de uma qualidade ou referencia estetica. Talvez por isso em termos de realizaçao tenha permanecido 10 anos sem um filme de referencia.
No cast Reeves e um actor que funciona bem em filmes de ação sem conteudo mas quando lhe exigem caracteristicas dramaticas e um desastre. Neste filme exige momentos que a personagem exigia estes recursos e Reeves falha. No resto do cast quase nada de relevante.

O melhor - Os dilemas morais que passam despercebidos no caminho do filme.

O pior -A confusao de procedimentos

Avaliação - D

No comments: