Thursday, December 20, 2018

All About Nina

Apresentado no ultmo Tribecca Festival este pequeno filme acabou por ser uma agradavel surpresa critica com avaliações muito positivas principalmente pela forma como debruça a guerra dos sexos numa relaçao. Comercialmente a falta clara de um actor ancora acabou por prejudicar o percurso comercial que acabou por ser totalmente residual.
Sobre o filme podemos dizer que os filmes dentro da stand up comedy dependem muito do registo que querem adotar em termos de humor. Aqui temos duas vertentes que nem sempre funcionam, o lado sexual pouco trabalhado principalmente nas sequencias de stand up e as copias onde ai Winstead funciona bem em alguns bonecos que acaba por fazer. De resto um argumento tipico dos desadaptados que se encontram para o relacionamento que pode dar certo.
O filme tem alguns tiques de filme independente que o tornam pouco claro, principalmente no excesso de sexualidade das personagens o que acaba por ser explicado no final, mas que durante o filme parece sair demasiado do nada. Para alem desse facto para a forma como o filme nos queria dar a relação central o argumento deveria ter trabalhado mais a mesma, algo que acaba por nunca fazer.
Ou seja uma comedia romantica tipicamente indie com alguns toques de drama, mas acima de tudo um filme que nos tenta dar um vertente diferente dos seus interpretes claramente longe dos generos habituais. Nao sendo sequer um bom filme tambem acaba por nao ser um desastre.
A historia fala de uma comediante que embarca para Los Angeles a procura da sua oportunidade de trabalho mas que acaba por se aproximar de um estranho individuo com quem inicia um contacto mais intimo que vai por em causa a sua filosofia de relaçoes por um dia.
Em termos de argumento a historia de base e muito utilizada na forma como as personagens mudam a ideia das relaçoes quando encontram a pessoa certa. Na parte final com a introduçao de alguns elementos mais dramaticos o filme torna-se mais pesado e com mensagem. nao sendo original nao é so mais do mesmo.
Na realizaçao deste pequeno filme Eva Vives tem aqui a sua primeira longa metragem realizada da forma tipica de um filme de baixo custo independente sem truques. Parece-me que principalmente nas dinamicas de casal o filme poderia ser mais impactante. Para primeiro filme nao é um desastre iremos ver se a carreira segue.
Winstead nao e um actriz de primeira linha e aqui demonstra isso, para alem do lado descontraido pouco mais entrega ao filme do que algumas sequencias de stand up que funcionam na copia. Common esta claramente desconfortavel num papel pouco tipico dele na comedia.

O melhor - A forma como a revelaçao final da outro impacto ao filme.

O pior - Nos momentos de comedia nao consegue ser claramente engraçado

Avaliação - C

No comments: