Sunday, December 30, 2018

Mid90s

É comum em alguns actores a determinada altura das suas carreiras quererem demonstrar as suas ideias em projetos escritos e realizados por si. Se alguns conseguem de imediato atingir um mediatismo completo com os seus projetos outros acabam por aparecer em pequenos festivais. Foi o caso de Jonah Hill e este pequeno filme sobre o inicio da adolescencia, que acabou por chamar a atençao da critica em pequenos festivais com avaliaçoes positivas, ainda que com resultados insuficientes para mais altos voos. Comercialmente para um filme independente os resultados ate acabaram por ser positivos.
Um filme que toca o fenomeno grupal e de integraçao num pre adolescente é sempre um filme de conflito latente e isso acaba por estar bem presente no filme na forma como de toda a forma um jovem tenta integrar-se num grupo disruptivo, nessa experiencia o filme é bem conseguido embora esqueça por completo o outro lado da moeada na forma como nunca exite o conflito familiar claro que tal situação iria desencadear, apenas aparecendo numa unica cena.
Por tudo isto parece-me um filme desiquilibrado que trabalha muito bem a dinamica de grupo, e as influencias no crescimento de alguem, embora a cultura skater seja algo distante da europa, mas por outro lado parece sempre que o filme ao ser muito curto e demasiado descritivo perde alguma dimensao das suas personagens e dos seus conflitos, o que faz o filme quem sabe ser algo pequeno para os voos que poderia ter.
Ou seja um filme razoavel mas que penso que não consegue ir para alem da descrição, no crescimento de uma intriga para alem do obvio, ou mesmo uma mensagem clara. O filme acaba por ser um grupo de amigos disruptivos a conhecer-se no ponto de vista do mais pequeno e pouco mais.
A historia fala de um jovem que apos ser constantemente vitima de maus tratos por parte do irmao mais velho inicia uma relaçao com um grupo de amigos mais velhos relacionados com o skate que o vai levar para os perigos dos fenomenos de grupo.
Em termos de argumento o filme é demasiado descritivo, funcionando bem na criaçao de algumas dinamicas mas parece faltar-lhe alguma dinamica das personagens. No final o filme tenta concluir uma ideia sem no entanto conseguir extrair uma moratoria de si proprio.
A realizaçao do filme acaba por ser simples, com muitos tiques independentes mas que funciona nos propostitos que o filme quer ter. Para primeira obra de Hill podemos dizer que temos um filme aceitavel que nos da algumas prespetivas futuras, pois nao teve medo de arriscar em sequencias que poderiam ser pouco aceites.
No cast o filme e dominado por um jovem Suljic completamente desconhecido do grande publico mas com uma interpretaçao bastante competente, que domina grande parte do filme. Tambem bastante relevancia para mais uma boa prestaçao de Hedges que neste momento tem tido uma escolha de filmes de primeira linha.

Õ melhor - Suljic

O pior - A falta de uma mensagem

Avaliação - C+

No comments: