Monday, December 10, 2018

Apostle

A Netflix é um sistema de streaming que atualmente tem de ser alimentado constantemente com diversos generos. A tentativa de fazer da netflix um dos grandes do cinema faz com que em 2018 surgisse diversos filmes de diversos generos. No terror este Apostle acabou por ser uma das boas surpresas criticas, com avaliações essencialmente positivo, sendo que comercialmente o filme acabou não ser facil de averiguar em virtude do formato.
Sobre o filme Apostle podemos dizer que temos dois primas diferentes com resultados também ele diferentes. Desde logo em termos do terror humano, naquilo que diz respeito à pressão psicológica de uns perante outros o filme funciona, não só em termos esteticos e de violência mas também na forma como a pressão alimenta a disfuncionalidade das personagens.
Pelo lado negativo parece que o filme socorre-se em demasiado do lado paranormal, e ai o filme perde alguma da objetividade ou da força das personagens o que acaba por ser desiquilibrado para o filme, que sinceramente parece-me desnecessario para o filme funcionar nos outros aspetos mais terreos. Claro que para tanto fanatismo provavelmente o filme necessitava de um ser superior palpavel, mas a forma como este interfere nos momentos decisivos do filme não jogam a favor do efeito do filme.
Assim temos um filme de terror que nos seus aspetos mais simples funciona com intensidade, mas que complica ao tentar abraçar demasiados generos. mesmo assim de louvar a forma como o filme consegue ser forte, violento e cru, algo que muitas vezes a maior parte dos filmes de terror nem sempre conseguem ser.
A historia fala de um individuo que embarca para uma ilha com uma comunidade fechada no sentido de tentar perceber o que aconteceu a sua irmã desaparecida depois de uma expedição àquela comunidade.
Em termos de argumento alguns aspetos da historia de base são interessantes e resultam com impacto no filme. Falha quando os elementos paranormais nao encaixam no registo de terror que o filme estava a ter até então. Mesmo assim o filme consegue ter o impacto necessario para um filme de terror.
Gareth Evans e um realizador que chamou a atenção pelo sucesso de The Raid, aqui tem um filme bem realizado esteticamente com algumas caracteristicas de terror bem trabalhadas. Falha talvez na mistura de generos mas parece termos aqui uma realizador para altos voos no terror.
No cast os interpretes dao ao filme a intensidade que ele necessita. Stevens está em forma, com a disponibilidade fisica e dramatica que o filme necessita mas acaba por ser Sheen quem chama a si mais atenção com o impacto que normalmente o ator britanico da as suas personagens.

O melhor - O filme funciona no terror provocado pelos homens.

O pior - Funciona menos no lado paranormal

Avaliação - B-

No comments: