Thursday, October 20, 2016

Bad Moms

Todos os anos no verão existe uma comédia que parece que vai ser um floop autentico a todos os níveis e surpreende pela positiva, sendo que normalmente se trata de comédias que abordam o tema do sexismo, e com muitos ingredientes sexualizados. Este ano essa comédia foi este Bad Moms, que conseguiu não só resistir à dura critica que normalmente persegue as comédias, com avaliações razoavelmente positivas, mas também comercialmente e principalmente nos USA tornaram-se um dos filmes mais surpreendentes do verão em termos de resultados comerciais.
Sobre Bad Moms, eu confesso que não sou um fã natural do género de comédia, principalmente na forma como actualmente elas se fazem, em que o humor é demasiado físico e extremamente dependente de um humor demasiado físico e sexualizado. E nesse particular este filme vem de encontro aquilo que se tem feito, e que sinceramente está longe de ser o meu estilo de humor, e mesmo o meu estilo de filme, já que as piadas são esperadas e mais que isso todo o desenvolvimento narrativo do filme é óbvio nos seus primeiros dez minutos.
Claro que tem influências positivas de um cinema de exagero ou não fosse dos mesmos criadores da ressaca, mas por vezes com tanto exagero nem a mensagem subliminar do filme funciona nem tão pouco a forma como o filme consegue vincar pelo seu humor o diferencia de muitos outros filmes que nos últimos anos somos bombaredeados, principalmente depois da explosão do género. Por isso para fim este filme é mais do mesmo, o mesmo tipo de piadas, pobre desenvolvimento narrativo e de personagens e mesmo no que diz respeito à abordagem e os truques de câmara também esses já foram utilizados noutros filmes.
Por isso custa-me a perceber o resultado critico do filme, já que o comercial, qualquer comedia com piadas sexualizadas e marcadamente sexistas estão sempre no caminho certo para o sucesso comercial, criticamente não consigo encontrar no filme, mesmo com uma mensagem positiva, algo que o diferencie a grosso modo do que se tem feito em comédia, e que tantas vezes ficam na rede da critica.
O filme fala de uma mãe que ao tentar conjugar a vida de casa com uma intensa vida profissional, acaba por falhar em tudo, até ao momento em que descobre que é vitima de traição do seu marido e decide viver a sua vida junto de duas outras mães.
O argumento é pobre, não é mais do que contexto básico para sequências de humor e dialogos sexualizados com a intenção de ter graça. Para mim penso que o filme nunca consegue ter a explosão de graça necessária a uma comédia sem outros objetivos, e mesmo em termos de personagens e twists tudo parece demasiado artificial.
Lucas e Moore são os criadores naturais de Hangover, e criaram um estilo de humor como argumentistas, como realizadores exploram muito do que funciona no género como o lado mais físico da comédia, momentos musicais actuais, mas que sinceramente nada de novo conseguem sublinhar, numa comédia actual mas com nota artística duvidosa.
Por fim o cast, com muito pouco risco foram efetuadas as escolhas principais para o filme, Kunis funciona na comédia alias parece-me o seu género natural já realça a sua espontaneidade que acaba por ser a sua melhor característica enquanto actriz. Pouco risco nas escolhas de Bell, Hahn e Appelgate, que fizeram carreira no humor, mas nestas penso que acaba por ser Bell aquela que mesmo não sendo a mais visível a sua prestação seja a mais interessante.


O melhor - E uma comédia com condimentos bastante actuais e comerciais.

O pior - Penso que realmente só a muito espaços consegue fazer soltar gargalhadas

Avaliação - C-

1 comment:

Unknown said...

Este post é excelente, tem uma perspectiva interessante sobre o filme. É excelente, gostei muito e ri muito. Eu sou fã dos diretores Jon Lucas e Scott Moore, acho que desta vez eles fizeram um trabalho extraordinário com a química que os atores têm. É realmente incrível como perfeita é a mãe gerenciar os tempos e a criatividade para que não seja chata a qualquer momento. Eu recomendo para 100%.