Sunday, October 23, 2016

Sausage Party

Se existe genero que me parece que ao longo do tempo não tem sido perfeitamente explorado por Hollywood e a animaçao para adultos nos diversos generos. Dai que seria uma questão de tempo surgirem adaptaçoes de figuras conhecidas no exprimentalismo do genero. Este ano Seth Rogen e Jonah Hill como argumentistas deram juz ao seu estilo na animação. Em termos criticos o filme obteve boas avaliações pela originalidade e sentido de humor, comercialmente principalmente trantando-se de animaçao para adultos podemos considerar os resultados muito interessantes.
Se existe caracteristica que ninguem nunca poderá desprovir este filme é de coragem e risco, isto de tentar numa abordagem tipo Pixar dar vida a alimentos mas de uma forma totalmente adulta e dentro do humor que estamos habituados nos seus protagonistas, é claramente um sinal de risco. No final surge um filme que em muitos momentos principalmente nos paralelismos tem graça, principalmente no insolito que algumas situações acabam por ter.
Já que claramente é um filme que não se preocupa com a mensagem que outros filmes de animaçao tem esse cuidado, e um filme que nem sempre, poderemos mesmo dizer em termos gerais o corpo narrativo do filme não existe para alem de criar contexto para as sequencias humoristicas, mas no final percebemos que estamos perante algo completamente diferente, que não nos enche totalmente as medidas dentro de nenhum genero mas acaba por ser diferente.
Ou seja o filme é basicamente uma comedia tipica de Seth Rogen com a sua irreverencia com os temas habituais, sem o sentido que os filmes normalmente já não têm com a diferença que se passa no mundo dos alimentos e por isso é um filme de animaçao, por isso tamos perante um filme que vai muito mais de encontro as expetativas dos fas do cinema de Rogen, do que propriamente algo completamente diferente em ambos os generos.
A historia fala de uma salsicha que ambiciona ser comprada junto do seu pao de Hot Dog mas que começa a perceber que ser comprada por alguem e o seu fim, e tenta lançar um repto para impedir os humanos de ter acesso à si e aos seus amigos.
Em termos de argumento depois da linhas anteriormente referidas e obvio que a historia não tem sentido nenhum, mesmo em termos de paralelismo esta longe da simplicidade e coerencia que os filmes normais de animaçao conseguem nos paralelismos, mas o facto de termos um filme adulto e com graça claramente salienta a originalidade da ideia, mesmo sendo obvia que a mesma e totalmente absurda.
Era necessario para o filme funcionar realizadores habituados a animaçao e claro que a aposta nos realizadores de Thomas e Frieds funciona o filme mesmo não sendo um poço de inovaçao, funciona com a inclusão sempre de bastantes cores e cuidado na criaçao das personagens.
O leque de vozes e riquissimo, estando presentes todos os amigos e habituais colaboradores de Rogen, isso faz com que o uso da voz em termos humoristicos funcione, e parece ser uma preocupação clara de um filme claramente controverso mas que tem nas suas vozes mais uma riqueza.

O melhor – A ideia absurdamente original

O pior – Não ser na essencia muito diferente da incoêrencia que os filmes deste grupo de pessoas costuma fazer com figuras reais


Avaliação - B-

No comments: