Thursday, October 13, 2016

Nerve

O cinema para adolescentes nos últimos anos tem sido partilhado entre filmes de grupos em disputa ou por outro lado comédias romanticas que sempre foram o terreno mais fertil para este tipo de população. Este ano surgiu um titulo diferente sob a forma de thriller virtual com todas as tendencias dos adolescentes actuais e a sua vida cibernetica. O resultado do filme até foi competente em termos comerciais principalmente nos EUA, onde o seu maior ganho foi ter conseguido uma distribuição wide. Por outro lado em termos criticos a mediana das avaliações acabaram por não lesar o filme.
Sobre o filme eu acho sempre interessante quando alguém consegue colocar ao dispor de um filme e da base narrativa de um filme a actualidade principalmente no que diz respeito à forma como o mundo mudou com a internet. Nesse particular o filme é prespicaz e actua e creativo, principalmente na forma como critica o mundo cada vez mais virtual dos nossos jovens e mais que isso a falta de limites que isso abarca.
Também em termos da forma como o filme é realizado com diversas sequências dentro dos equipamentos acaba por ser uma inovação e algo que acaba por dar protagonismo aos proprios equipamentos. Do lado mais vulgar do filme uma estrutura narrativa e principalmente os desafios demasiado previsiveis, não tendo a criatividade no desenvolvimento do filme que tem na criação da ideia.
Pelo lado negativo a conclusão, quando o filme talvez por toda a sua construção merecesse um final de maior reflexão trás-nos uma conclusão típica de um filme de serie B de adolescentes sem continuidade e onde a mensagem pese embora seja transmitida não é sublinhada, acabando mais como uma historia de amor do que propriamente como uma critica ao tudo é possível do mundo virtual. Neste particular penso que um filme que até acaba por ser interessante na maior parte do seu tempo acaba por ter um final demasiado simplista.
A historia fala de uma aplicação para computadores, que mais não é do que um jogo que faz os seus intervenientes ter que efetuar algumas missões em troco de dinheiro, sendo que as mesmas são decididas pela comunidade de observadores do jogo, que podem levar tudo até ao limite.
Em termos de argumento o filme é bem sustentado numa ideia interessante e actual. Contudo em termos de desenvolvimento pensamos que existia espaço para maior risco, maior criatividade tornar o filme mais que um filme para adolescentes, principalmente no que diz respeito ao seu sofrido final, claramente mais de um filme serie B do que o filme com a estrutura e ideia que este transmite.
A dupla de realizadores deste filme conhecidos do mundo das curtas e como argumentistas do programa da MTV catfish tem nos meios de comunicação a sua base de trabalho, e aqui tem uma realização interessante principalmente na forma como fazem os aparelhos de comunicação intervenientes diretos no filme. Claro que pensamos que existe ainda muitas arestas a limar, mas para um inicio de carreira temos pelo menos boas ideias de abordar o filme.
Em termos de cast não é um filme que exija muita dos seus intervenientes Roberts e Franco fazem parte de uma segunda linha de Hollywood a espera de um papel que os leve para mais altos voos enquanto isso fazem presença em filme e personagens simples como as aqui em causa. O filme nunca tem nos seus protagonistas a sua bandeira


O melhor - A ideia do mundo virtual como o mundo das pessoas.

O pior - A conclusão

Avaliação - C+

No comments: