Sunday, October 23, 2016

Miss Peregrine's Home for Peculiar Children

Tim Burton é indiscutívelmente um dos maiores realizadores da atualidade, tendo atrás de si uma história interminável de filmes que são amados por muitos e que fazem dele, nos dias hoje, uma instituição no cinema. Contudo nos seus últimos filmes e principalmente depois do floop de Dark Shadowns não mais conseguiu encontrar o balanço critico que neste filme voltou a não conseguir com avaliações medianas, e comercialmente para um filme com estes meios parece obvio que tambem comercialmente o filme ficou bastante aquem do esperado, talvez por estrear numa fase onde os resultados comerciais nunca são tão explosivos.
Sobre o filme é facil perceber que esta conhecida história era claramente criada para ser realizada para Tim Burtos, que tinha dois caminhos, adaptava-a do ponto de vista narrativa com simplicidade trabalhando como apenas ele sabe fazer o ponto de vista artistico e visual, ou por sua vez tentaria dar ao filme uma roupagem mais significativa e matafórica como já fez em tantos filmes. Talvez por não estar no seu melhor momento de forma, escolheu a primeira estratégia que nos da um filme esteticamente com todas as qualidades de Burton, o que já é assinalavem, mas um filme demasiado lento e com pouca capacidade de explosao em termos narrativos e da história.
Ou seja o filme parece sempre ter o lado mais comico e interessante no lado normal, algo que habitualmente Burton gere melhor, no lado dos peculiares o filme parece só curioso, tem dificuldade em criar quimica entre as personagens, ter graça natural, o que faz falta a um filme com este tipo de historia, assim durante a primeira hora, de lenta apresentaçao das personagens, falta algo que complete a simples pecularidade da mesma e nisso o filme tem alguma dificuldade em se sublinhar.
Mesmo assim parece-nos um filme interessante, objetivo, que não fosse a expetativa Burton, estaria certamente num patamar elevado de avaliação, contudo quando percebemos que os meios do filme, principalmente o seu realizador em historias parecidas já fez melhor, já teve mais genio principalmente narrativamente, fica a sensação, que principalmente na gestão dos ritmos do filme, e na forma como filme por vezes adormece poderia ser feito ligeiramente melhor.
A historia fala de um jovem desintegrado da sua vida familiar, e apos a morte do seu pilar, ou seja o seu avo, que decide tentar encontrar uma casa com seres peculiares que constava das historias para dormir que o seu avó lhe contava.
Em termos de vista de argumento, quando se adapta um livro a fidelidade ao mesmo é necessaria, mas parece que Tim Burton com outras historias foi para alem do livro o que aqui penso ter tido mais receios. No competo geral uma boa adaptaçao com dois problemas na gestão do ritmo narrativo, e com alguma falta de graça das personagens peculiares.
Em termos de realizaçao Burton é o olimpo do cinema, a forma como pensa cada cena para ser mais que uma cena mas um quadro impressionista faz dele talvez o melhor cineasta da atualidade, em termos de meios na forma como tudo é pensado ao detalhe temos Burton no seu melhor, principalmente no seu lado mais colorido que nos ultimos anos tem sido a sua assinatura depois de um periodo mais noir. Falta-lhe um filme mais consensual para o reconhecimento que indiscutivelmente já merecia.
Outro ponto em que penso que Burton investiu pouco no filme foi no cast, nem sempre um actor jovem em crescimento cria empatia porque a imagem existente no espetador e com as caracteristicas de criança, e aqui isso acontece. Contudo nos secundarios boas escolhas principalmente Jackson, existe em termos de intensidade, graça e estilo um filme diferente depois da sua aparição e muito pela excelente personagem criada pelo actor.

O melhor – A capacidade de Burton filmar tudo de uma forma esteticamente impressionante

O pior – A gestão dos ritmos narrativos do filme, deixa-se demasiadas vezes adormecer


Avaliação - B-

No comments: