Sunday, October 16, 2016

Snowden

Oliver Stone é o realizador dos assuntos que ninguém quer tocar no momento em que os mesmos são assunto. Arrisca-se muitas vezes às polemicas e aos seus filmes serem controversos mas ficaram sempre na historia como um dos realizadores que contou com coragem e à sua maneira alguns dos momentos mais marcantes da historia dos EUA. Este ano mais uma nada consensual, ou seja transmitir em filme a sua prespetiva ou a própria prespetiva de Edward Snowden sobre a sua historia. O resultado critico do filme foi moderado, algo que era esperado principalmente na tradicional critica americana, comercialmente os EUA sempre mostraram muitos filro aos filmes que o denunciam e desta vez não foi excepção com um resultado muito aquem do esperado.
Sobre o filme podemos dizer que mesmo nunca sendo neutro na forma como faz os seus filmes Stone e detalhado nas razões que apresenta para aquela defesa, sendo minucioso na forma como da toda a informação justificação na forma como assume o lado, e nisso obviamente é um filme muito completo, na defesa de Snowden. Claro que muitos questionam se apenas existe este lado da história ou se as motivações de Snowden seriam assim tão claras, mas o certo é que a argumentação a favor dele no filme é detalhada, com boa capacidade de argumentação e acima de tudo com uma boa prespetiva historica de tudo.
Também em termos tecnicos temos um filme interessante, actual nas dinamicas transformando personagens conhecidas do publico, pelo menos nas noticias como personagens de carne e osso, bem interpretadas, bem realizadas, ou não fosse um Stone um dos realizadores mais experientes neste tipo de filmes. E obvio que um filme como este esta condenado a polemica desde inicio e nunca vai ter o reconhecimento dos premios mas dara a conhecer pelo menos um lado da historia e fá-lo com competência e isso é o que se pode pedir a um filme que de imediato ressalva ser uma dramatização de factos veridicos.
Posto isto falta analisar a abordagem e os promenores do filme, se por um lado é um filme muito competente em cada uma das suas escolhas, desde o cast à banda sonora, parece-me também que é um filme que apenas na forma como detalha cada momento poderá ser demasiado instrumental para o objetivo mais que descritivo e isso é uma critica facilmente aceite de quem considera o filme mais politico do que propriamente um relato de um acontecimento.
A historia fala da vida de Edward Snowden desde o momento em que se alistou nas forças especiais Norte Americanas ate ao momento em que ficou entregue em asilo em Moscovo fugindo as autoridades americanas por divulgar assuntos confidenciais.
Em termos de argumento acente-se ou não o lado que o filme adopta, podemos dizer que este é complexo, bem trabalhado, não so na forma facil como a informação é passada de forma simples ao espetador mas tambem pela quantidade de informação. Tem tambem a mais valia de transormar nomes em pessoas o que nem sempre é facil em biopics.
Em termos de realizaçao Stone sem ter muito risco tem uma realização interessante, intensa, dando todo o protagonismo a personagem e aos seus movimentos. Podemos dizer que sendo Stone poderiamos ter mais novidade mas o filme vale pelo seu conteudo mais que pela forma. Excelente musica de Peter Gabriel.
Em termos de cast não sendo um filme de interpretações explosivas o mesmo é muito competente, Gordon Levit tem uma interpretação muito interessante principalmente na forma como conseguiu copiar a voz de Snowden, recurso que não está ao alcance de todos. De resto o filme é dominado por si, pela forma como consegue transmtir a tensão da personagem, num papel dificil e que deverá ser analisado mais a frente na corrida pelos premios. Pese embora me pareça que a polemica do filme ira inibir bons resultados. Tambem destaco os papeis mais faceis mas muito interessantes no balanço do filme de Woodley e Ifans.


O melhor – A forma como o filme argumento detalhadamente a sua tomada de posição.

O pior – Existe alguns pontos que deveria ser mais explicitados, principalmente o que acontece em Geneve.



Avaliação - B

No comments: