Saturday, January 23, 2016

The Revenant

Desde a produção e os primeiros comentários do envolvidos, que o lançamento deste filme seria um dos acontecimentos do ano, nem que seja porque marcava a reunião do detentor do oscar de melhor realizador com um dos actores mais unanimes da atualidade Leo DiCaprio, em mais uma tentativa deste atingir o galardão. As criticas do filme inicialmente foram entusiasmantes mas com o passar do tempo a euforia tornou-se menor, apenas regressando depois da vitorias nos Globos de Ouro. Comercialmente o filme foi um sucesso que ate podiamos dizer pouco esperado e que podem ter dado o impulso quem sabe para a vitoria final.
Sobre o filme, eu sempre achei que não existia forma de um filme ser uma obra prima sem um argumento de primeira linha, e uma vez que estamos perante um filme que não tem um grande argumento e óbvio que para mim este não e uma das obras supremas do ano e quase em exclusivamente por esse mesmo facto, ou seja da historia ser basica, já usada, e com muito pouco alcance.
No resto temos tudo a um nivel tecnico e de abordagem quase perfeito, desde logo nas interpretações de primeira linha, na realização, nos planos, no realismo, nos contextos escolhidos tudo e de um nivel maximo do que e feito em termos produtivos em Hollywood a forma como o realismo de cada sequencia a capacidade de impressionar tudo e de uma força sem paralelo, num filme marcante por cada cena que nos dá, que parece pensada e filmada para ser cada uma uma forma de representar.
Mas e dificil marcar com uma historia de base tão limitada, muitos dirão o que se poderia fazer mais se a historia é assim, ai respondo, provavelmente a historia nunca poderia ter ambiçoes de mais que isto, porque tudo o resto esta no potencial maximo e se assim não chegar e porque Inarritu e os produtores pegaram numa historia claramente limitada à nascença
A historia fala de um individuo que é deixado à morte por elementos do seu grupo que inclusivamente matam o seu filho. Quase morto ele sobrevive unica e exclusivamente com a motivaçao de vingar a morte do seu filho.
O argumento e um grande calcanhar de aquiles para o filme, desde logo porque a historia de base e muito simplista, ou seja a tipica historia de vingança muito utilizada em Westerns e a abordagem ao filme acaba por não lhe dar nada de particularmente relevante em termos de argumento acabando por potenciar os restantos aspetos do filme.
Inarritu esta numa forma incrivel, depois de no ano passado ter brilhado numa abrodagem noir de comedia aqui temos um filme de acçao com um realismo e uma violencia quase nunca vista, a forma de filmar coloca a camara na acção e torna tudo com mais impactos. E neste momento o homem do momento atras da camara em Hollywood.
Depois de diversas tentativas sera quase de certeza desta que Dicaprio leva o oscar para casa, justamente digamos, porque o papel exige uma disponibilidade fisica e uma capacidade de interpretar sufrimento como poucos pediam, e ele da o corpo e muito mais. Não colocando de parte o que anterior dissemos parece contudo que outros papeis foram mais potenciados pelo actor do que este que nos parece ter muito do sucesso na forma como o filme se centra unica e exclusivamente no seu sofrimento. Nos secundarios Hardy sempre competente se bem que nos parece que num ano tão discutido a nomeaçao podera ser um premio demasiado recompensa para um ano muito bom do actor


O melhor – Toda a forma como cada cena é tão real e artistica ao mesmo tempo

O pior – O argumento


Avaliação - B

No comments: