Friday, January 08, 2016

Suffragettes

O direito das mulheres foi sempre um tema que nunca teve grande importância em termos de filmes que toquem neste assunto, dai que deveria ser desde logo destaque a um filme apenas sobre isto. Com o tradicionalismo inglês surgiu este filme cujo cast era constituído apenas por mulheres com carreiras sustentadas. A avaliação critica do filme foi positiva pese embora insuficiente para entrar na corrida pelos prémios, em termos comerciais, nunca foi um filme com grandes objetivos pelo que os resultados foram os esperados.
Um filme com este tema e facil de ser forte e ter um bom impacto, e isso o filme tem, nao tem medo de arriscar na crueldade de algumas imagens, mas também e um filme que sabe perfeitamente que apenas podera marcar a diferença pelo impacto das imagens ja que toda a historia e a esperada, e era bem difícil fazer um filme completo perante uma historia tao complexa.
E é esta dificuldade que me parece dificultar a abrangência do filme ou seja na maior parte do tempo parece sempre um filme muito pequeno para a historia que tem, por exemplo acaba por deixar de lado apenas com uma apariçao esporadica uma das lutadores fundamentais por estes direitos, tornando uma historia comum como a bandeira de toda uma luta, pelo que o impacto, pese embora a força de algumas imagens seja claramente mais reduzido.
Assim temos um filme que pouco mais é do que competente, ao qual falta alguns dos ingredientes essenciais para o tornar um filme universal, parece um filme que se auto limita que tem algum receio de ir mais longe e normalmente e isso que o torna num filme vulgar mais do que propriamente um bom filme sobre um optimo tema.
A historia fala de uma operária que decide lutar pelos direitos das mulheres mesmo que isso signifique a falencia do seu casamento a perda de emprego e ir muitas vezes presas, numa luta universal e cujo objetivo e maior do que as proprias pessoas.
Em termos de argumento o lado positivo e pegar num tema forte com pouco uso em termos de grandes filmes, e aqui o filme acerta, pena e que o trate como um filme pequeno quase como uma historia de vida, cuja abrangencia e exemplificativa e nunca um retrato.
Em termos de realizaçao ao leme temos uma pouco experiente realizadora com um filme que deveria ser maior, o detalhe de epoca esta interessante mas fica por aqui nunca temos grandes detalhes, grandes riscos.
No cast Mulligan e neste momento uma das actrizes mais completas e intensas do cinema actual, e desempenha com facilidade um papel que encaixa e bem no seu perfil não e deslumbrante é eficaz apenas subindo o nivel quando o papel exige mais intensidade dramatica, o mesmo para a sempre competente Bonah Carter que parece talhada para filmes de epoca.

O melhor - O tema.

O pior - Ser um filme demasiado particular sobre uma situação geral

Avaliação - C+

No comments: