Tuesday, January 26, 2016

A Perfect Day

Durante o último festival de Cannes na semana dos realizadores houve um filme que chamou à atenção, pela facto de um pequeno e quase desconhecido realizador espanhol ter no seu filme algumas figuras conhecidas de Hollywood, e pelo facto do filme ter como centro temático a guerra nos balcãs. O filme apresentado em Cannes foi aceite pela critica com avaliaçoes essencialmente positivas mas insuficientes para lhe dar outra dimensão, pelo que comercialmente o filme foi obviamente bastante limitado.
Sobre o filme é interessante observar um filme com um tema tão complicado como as consequencias da guerra nos balcãs sob o ponto de vista de uma ong, e conseguir mesmo assim efetuar um filme com graça, alias sem nunca perder o espirito denunciados o filme tem uma abordagem humana e cómica de tudo o que acontece que acaba por ser bastante interessante sem nunca fugir de colocar estas personagens em situações humanamente de limite e mesmo ai conseguir transmitir em algumas personagens o seu efeito comico.
Este bom ponto do filme pode perder algum realismo ou pode de alguma forma ser visto como um filme demasiado superficial sobre um tema tão leve e que poderá ser necessário estar atento às traseiras do filme para realmente observarmos o clima de guerra e o impacto do que ali foi feito, e isso acaba por acontecer, sendo um filme de personagens num contexto politico do que o contrario.
Mesmo assim para arranque de 2016 temos um filme interessante que consegue acima de tudo ser engraçado e original numa abordagem comica a um contexto nada comico, claro que tem sequencias mais funcionais do que outra e que a mensagem podera nao ter o espectro que outra abordagem mais seria poderia ter, mas mesmo assim penso que o filme cumpre os seus objetivos com alguma creatividade.
A historia segue uma serie de voluntarios da ONG que ajudam a tornar a zona dos balcãs menos arriscada para os seus moradores, tudo começa quando um cadaver e encontrado num poço e todas as diligencias efetuadas pelos elementos para o retirar em tempo.
O argumento e claramente muito mais rico em termos de humor das personagens e na criaçao das mesmas do que propriamente na forma como aborda a problematica, mas isso e uma abordagem que nos parece opçao do seu criador. Assim conseguiu uma abordagem creativa com dialogos muito interessantes do ponto de vista comico.
Em termos de realizaçao algumas limitaçoes ou mesmo alguma falta de risco, e obvio que uma produçao espanhola para um filme como este exige meios que provavelmente retiram espaço para uma abordagem mais creativa. Mas um filme como este tinha esse espaço, mesmo assim para um realizador europeu fora do circuito valoriza-se o resultado final do filme.
Em termos de cast Del Toro funcional como nunca em termos de comedia, o leque de opçoes em termos de expressoes faciais faz dele um actor singular, e que se encaixa em cada papel, mesmo nestes mais simples e menos exigentes. Mas o maior destaque vai para Tim Robbins numa contrução excelente que merecia mais destaque e provavelmente poderia estar entre os mencionados para constar dos nomeados aos oscares de melhor actor secundario porque é comico, e intenso e o acelerador do filme.

O melhor - A forma como consegue descontrair num tema tao pesado.

O pior - Em termos de produçao algo limitado e ser mais que um filme sobre um tema, um filme sobre personagens

Avaliação - B-

No comments: