Friday, January 29, 2016

Grandma

Desde o sucesso instantâneo que se tornou American Pie que os irmãos Weitz passaram por caminhos bem diversos, se por um lado Chris experimentou diversos generos a maior parte dos quais sem grande sucesso, Paul tornou-se um realizador de circuito mais fechado mais independente, mas também com bons resultados em termos criticos tendo criado uma carreira mais sustentada. Neste ano esta comedia road movie familiar, obteve uma boa recepção critica principalmente para a sua protagonista, sendo que comercialmente o filme conseguiu um resultado muito interessanto tendo em conta que se tratava de um filme independente.
SObre o filme podemos dizer que é uma comedia simples, nem sempre politicamente correcta com virtudes e alguns defeitos. Começando pelas virtudes e mais clara delas está na personagem central, a forma como esta e construída a sua complexidade emocional e de feitio a forma com interage de forma diversa com cada personagem com quem interage o seu sentido de humor.
Do lado negativo o ritmo do filme, para uma historia com quase 70 minutos de duração o filme ir perdendo tanta intensidade que acaba sonolentamente num curto espaço de tempo denota por um lado que a narrativa nunca consegue grande intensidade emocional, e por outro lado uma pessima escolha das situaçoes e das interações que vao claramente do mais para o menos, sendo as primeiras nao so as mais interessantes como as mais engraçadas sendo as ultimas demasiado obvias para um filme que ate então estava a ser bastante espontaneo.
Enfim uma obra mista com um argumento que em termos de dialogos tem bons momentos, com um significado forte, um filme familiar e que sublinha a importancia dessas relaçoes mesmo que nao sejam naturais, mas um filme pequeno demais e com falta de especiaria o que numa comedia mesmo com contornos dramaticos se torna essencial para a diferenciar dos outros filmes do genero cada vez mais aposta de circuitos independentes
A historia fala da tentativa de uma avó, lesbica assuimida arranjar verbas para patrocinar o aborto a sua neta, que se encontra gravida de uma relaçao sem futuro e quer esconder tal facto da progenitora, confiando a ajuda na sua estranha avó.
O argumento e a mais valia do filme principalmente com duas qualidades muito vincadas, por um lado a construção da persoangem central, complexa intensa, e por outro lado a qualidade dos dialogos principalmente nos primeiros minutos do filme, forte com significado, tem como lado negativo gastar demasiados trunfos no inicio acabando a ritmo de cruzeiro na qualidade e força dos dialogos.
Paul Weitz nao e um realizador de grandes momentos, e mais alguem que da sempre a primazia ao argumento e aqui nao foge a regra, simples, com tiques independentes sem muito primor tecnico quer dar um lado cru e real ao filme o que é uma opçao simples como muitas outras. E claramente no argumento que Weitz aposta as suas fichas.
No cast uma excelente construção de Tomlin na prestação mais intensa da sua carreira, intensa, carismatica a sua presença tem o lado dramatico e comico do filme e isso e sempre exigente, pena e que do lado da mais nova Julia Garner as coisas nem sempre corram pelo melhor demonstrando dificuldades nas sequencias que exigiam intensidade dramatica.

O melhor - A personagem central

O pior - A forma como o filme se deixa adormecer numa curta duração

Avaliação -C+

No comments: