Thursday, January 14, 2016

Anomalisa

Quando este projecto foi anunciado, a expetativa foi elevada pois marcava a junção de um dos mais originais argumentistas da atualidade no cinema de animaçao. De imediato se percebeu que algo de surpreendente surgiria. Dai que após as primeiras visualizações em alguns festivais e depois das excelentes criticas se percebeu que estaria um filme marcante, amado pela critica mas estranho de mais para ser um filme para multidoes em termos comerciais.
Sobre o filme, eu sinceramente quando vi os primeiros dez minutos de filme deliciei-me com o pormenor técnico do filme pela forma como tudo era tão detalhado e tão trabalhado, aguardando sempre o toque de Kaufman. É importante referir que o toque pese embora seja previsivel apenas no fim aparece num detalhe que aqui guardamos mas que acaba por ser de longe o elemento diferenciador de todo o filme.
Contudo podemos dizer que um filme de animaçao com 90 minutos deveria ser mais rico a dois niveis, desde logo em impacto emocional, deveria a mensagem ser mais directa, bem como os dialogos poderiam e deveriam ter outro toque, parece quase sempre que o filme mesmo evidenciando uma mensagem forte e imponente parece sempre algo em Slow Motion, se a opçao e que o espectador se deleite com a forma de criançao do filme e de valorizar mas mesmo assim parece sempre um filme com uma toada demasiado lenta para um objetivo claro.
Mesmo assim e tendo em conta que a animaçao nao e normalmente recheada de filmes tao adultos, temos aqui uma obra significativa na forma como a animaçao pode ser um terreno interessante para alguns filmes, aqui assume particular revelancia na forma como o autor queria fazer a mensagem do filme passar o que seria absurdo de outra maneira, e mesmo com animaçao custa a entrar, mas e indiscutivel o impacto da mensagem e objetivo do filme.
A historia fala de um homem em crise da meia idade que acaba por numa viagem pensar na sua forma de ser enquanto procura uma mulher para passar consigo a noite, ate que se apaixona por uma mulher de nome Lisa, bastante particular que lhe chama a atençao por uma particularidade, a voz.
O argumento e na base na forma e na mensagem um argumento de muito impacto, ao nivel que Kaufman normalmente nos habituou num argumentista sem paralelo na forma como os seus filmes tem um impacto forte junto do espetador, contudo por outro lado parece-me obvio que o filme poderia ter ido mais longe principalmente no alcance de alguns dialogos, algo que não é habitual em Kaufman.
A realizaçao e detalhada todas as sequencias e cenarios sao pensados ao promenor do realismo o que é louvável para um filme de animaçao, Kaufman e Jonhson tem um optimo trabalho que poderia valer facilmente um oscar na categoria de animaçao nao fosse a excelente creatividade de um filme de um grande estudio como Inside Out.
No cast de vozes tudo se centra em tres actores que são essenciais na mensagem do filme e que encaixam perfeitamente nos objetivos do mesmo. Tudo fica mais complicado e exigente quando o filme depende em muito desta vertente, e é desde logo elogioso dizer que tudo funciona.

O melhor  - A mensagem do filme.

O pior - O ritmo demasiado adormecido para um filme de animaçao

Avaliação - B

No comments: