Thursday, January 07, 2016

The Night Before

Jonhatan Levine e Seth Rogen são duas das figuras proeminentes do cinema actual, o primeiro na realização e o segundo no argumento, produção e interpretação. Depois do sucesso de 50/50 seria uma questão de tempo uma nova reunião entre ambos, novamente com o apoio de Gordon Levit. Mas como diz o ditado raramente se é feliz duas vezes no mesmo sitio este filme natalicio teve um recepção bem mais modesta do que o primeiro filme, quer em niveis criticos onde desceu para alguma mediania, mas acima de tudo a nivel comercial onde os resultados.
Sobre o filme podemos dizer que Seth Rogen e os seus compinchas tem uma forma muito propria de fazer humor, com incidencia em temas essenciais como religiao, politica e drogas, dai que este filme seja a reuniao de tudo isto com o Natal, e é facil perceber que este tipo de temas nada combinam dai que o filme seja na sua primeira metade estranho, com um ritmo baixo, muitas vezes sem graça o que nos desilude principalmente para aqueles que gostaram entre outros filmes de 50/50.
Na segunda parte o filme ganha ritmo, o sentido de humor vai ficando mais mordaz essencialmente pela personagem de Rogen e com grande destaque a sequencia na igreja, enquanto os restantes ficam-se pelas curiosidades mais que por ser engraçado. Neste equilibrio o filme pese embora consiga sempre manter um ritmo interessante não da o mesmo destaque a cada personagem sendo a de Mckie claramente a mais desconsiderada.
Mesmo assim existe valores bem assinalados no filme, desde logo o nunca perder o sentido que uma comedia muitas vezes absurda não deixa de ter uma mensagem mesmo que ela seja subliminar e transmitida da forma mais incorreta que se recordam e certo que o filme tem uma premissa moral interessante. Por outro lado alguns cameos dao ao filme um valor comico e curioso interessante que o coloca facilmente no teor de uma comedia de estudio funcional, mas longe de outras claramente mais comicas e objetivas.
A historia fala de tres amigos que se juntam na noite de natal, como tradiçao, contudo alguns deles já estao fartos e querem acabar pelo que esta e a ultima mas provavelmente aquela que se vai tornam mais inesquecivel.
O argumento não e original alias muito do que o filme da em termos de temas forma de comedia já vimos em grande parte dos filmes de Rogen com outros amigos, aqui temos mais do mesmo, indo mais longe em algumas das partes como na religiao mais soft noutros pese embora a repetiçao do tema seja já cansativo.
Levine e um realizador que aqui não tem espaço para brilhar o filme e muito mais a produtora do que o realizador, mesmo assim consegue trazer o espirito natalicio de Nova Iorque para o filme mesmo que o filme seja pouco desse espirito. Nao e claramente ainda o salto para um nivel mais elevado mas sustenta a sua posiçao na comedia.
No cast Gordon Levitt penso que neste momento e um actor maior que este filme, as escolhas que tem ocorrido os bons filmes que tem feito não deveriam dar espaço a uma comedia simples e principalmente no seu papel que nada lhe dao. Rogen vive deste personagem looser, depois tem uns desvaneios no drama que demonstram qualidade que parece esquecer em filmes como este, tem valor comico e pouco mais. Mckie não e um actor comedia e sente dificuldades a todos os niveis. O destaque para o intenso Shannon que ate num filme como este consegue provocar sensações fortes.

O melhor – A sequencia da igreja

O pior – A frouxa entrada do filme.


Avaliação - C+

No comments: