Tuesday, January 19, 2016

Moonwalkers

É conhecido o fascinio de alguns cineastas de ideologia europeia gostarem de nas suas obras colocarem em causa alguns dos mitos da sociedade moderna. Sob a forma de uma comedia com alguns toques muito inglesa surgiu este filme que junta musica, cinema, gangsters e a mitica ida a lua. Os resultados criticos não foram muitos positivos para esta salada e comercialmente um filme de pequeno estudio quase sem qualquer tipo de expressao
Depois dos ingredientes que acima foram especificados e facil perceber que se trata de um filme que e uma autentica mixordia de tematicas, e se a premissa ate poderia ser engraçada ou seja um conjunto de amadores ter em mão o maior plano B da historia, a forma como o filme se materializa vai sempre decaindo ate perder a graça e a creatividade das situaçoes. Basicamente o que era uma boa premissa acaba como um conjunto de personagens sem qualquer tipo de sentido e pouco mais do que trips de droga de cada um dos protagonistas.
E tudo isto e pena porque o filme ate começa bem, naquele estilo de filme desastre, de comedia simples com o humor e mais que isso com o registo colorido sempre acompanhado por um banda sonora dos 70s mas tudo se perde porque o filme quer ser eloquente quer satirizar a arte por si só, e tudo acaba por parecer absurdo já que tudo acaba por ser conduzido a um extremo que não deixa o filme ser produtivo.
Enfim um filme europeu sem grande visibilidade que facilmente se percebe a pouca aceitaçao nos EUA por colocar em causa os seus feitos mas tambem não consegue ser proximo dos europeus no humor, ou mesmo no humor mais direcionado. Ou seja um filme que não teria logica no guiao, naturalmente mas que acaba por deixar de querer ter logica tambem no humor, quase que esperando que situaçoes insolitas seja igual a comicidade.
O filme fala de um agende do CIA que tem como missao contratar Kubrik para filmar uma ida a lua caso a verdadeira não fosse conseguida de forma a enganar a populaçao, contudo esse dinheiro vai parar a um pessimo agente musical que com nenhum dinheiro e pior que isso com pessimos conhecimentos tera de fazer ele o trabalho.
O argumento parte de um premissa curiosa, que trabalhada com mais simplicidade e com menos espaço aos desvaneios acabava por ser um filme bem mais eficaz e claramente mais engraçado. Os dialogos muita vezes sao conduzidos para aspetos irrelevantes so para assumir a rebeldia do filme.
A estreia de Bardou-Jaquet na realizaçao podemos dizer que tem bons momentos, principalmente nas trips das personagens, o que parece publicidade gratuita já que as mesmas não trazem nada ao filme e acabam por condicionar a ideia do mesmo. Ou seja bons momentos de realizaçao pessimamente utilizados.
No cast Perlman sempre funcionou e sempre funcionara em papeis de durao pela sua fisionomia, neste como na maioria dos outros filmes apenas necessita de aparecer para as coisas funcionarem nos curtos objetivos de cada seu papel. Grint foi o unico actor de Harry Potter que seguiu o cinema europeu rebelde na sua base, muito pela sua fisionimia, mas parece obvio que lhe falta carisma para outro tipo de voos. Apenas encaixa como looser.


O melhor – Uma premissa que bem trabalhada poderia dar um filme corajoso.

O pior – As demasiadas quebras para momentos ludicos do realizador


Avaliação - C-

No comments: