Tuesday, November 18, 2014

The Hundreed Foot Journey

Lasse Hallstrom pode nunca ser considerado um realizador de topo do cinema actual, mas sera um daqueles que vamos sempre recordar historias emotivas, que nos fizeram recordar alguma coisa, e isso e tambem uma forma de merito principalmente no cinema simples. Depois de dois filmes em adaptações de Nicholas Sparks eis que surge este ano com um amor diferente mas tambem a adaptação de um livro, o resultado critico melhor do que nas adaptaçoes de Sparks comercialmente mesmo sem tanto mediatismo conseguiu o minimo exigido.
Sobre o filme podemos considerar os filmes deste realizador algo lamechas de emoçoes simples, mas desde Chocolate que ele não conseguia um filme tao simples mas ao mesmo tempo tão bonito em quase todas as pontas. Desde as personagens sempre a darem o seu lado melhor, ao contexto bucolico que encaixa perfeitamente no tipo de registo que o filme quer encontrar quer nas decisoes narrativas que o filme opta.
E com tanto positivismo e dificil não chegar ao fim com um surriso positivo de um filme simples de facil visualizaçao com um interior positivo e mais que isso com uma mensagem positiva de esperança que nem sempre e facil de entregar com tanta sinceridade como neste filme.
Depois a o lado negativo a plausibilidade das situaçoes a ausencia de sentimentos negativos durante grande parte do filme acaba por não dar grande realismo a obra e tirar-lhe algum alcance como obra literario ou mesmo a abrangencia do mesmo, e aqui temos mais Hallstrom do que propriamente qualquer escritor. O cinema precisa de filmes positivos e este e sem duvida.
A historia dala de uma familia indiana que depois de ser expulsa do pais por conflitos politicos acaba por se estabelecer numa pequena cidade francesa onde abrem um restaurante indiano mesmo em frente a um restaurante de luxo na mesma localidade e que abre uma competiçao inesperada.
O argumento e simples e emotivo, mais do que propriamente grandes dialogos ou grandes personagens o filme tem emoçoes positivas fortes e tem nestas o seu objectivo mesmo com muita previsibilidade o filme consegue atingir os seus simples e sinceros objectivos.
A realizaçao de Hallstrom junto de outras suas ganha por completo no contexto onde a acçao decorre e com este contexto estetico difcilmente a realizaçao e as grandes imagens conseguiriam falhar, a todos os niveis bonito.
No cast podemos dizer que todo o empenho e força esta no carisma de Om Puri um experiente actor indiano que domina todo o lado mais suave do filme, Mirren esta como sempre na dualidade de personalidade que consegue tao bem encaixar, os protagonistos amorosos do filme funcionam facilmente.

O melhor – O lado positivo das emoçoes no cenario ideal.

O pior – Nao deixa de ser demasiado previsivel
´



Avaliação - B-

No comments: