Friday, November 07, 2014

Open Windows

O cinema espanhol cada vez mais e uma certeza no panorama internacional com particular destaque para o suspense psicologico, este ano numa co produçao com os EUA surgiu este filme que junta o terror psicologico com as novas tecnologias. O resultado critico foi mediano longe dos melhores espanhois, comercialmente e pese embora o filme so esta semana veja a luz do dia não me parece que o sucesso seja grandioso.
Sobre o filme podemos dizer que a ideia interessante e actual, o perigo do big brother com os inumeros equipamentos que nos fazemos acompanhar no nosso dia a dia, mas se esta premissa e interessante a forma principal com que lhe e dado protagonismo acaba por facilmente se tornar demasiado confusa, e o filme tem dificuldade em se equilibrar de tanta informaçao e de querer dar tanta proponderancia aos elementos tecnicos.
Por isso mesmo e que o filme entra confuso, é dificil entrar no filme nos momentos iniciais, mas tambem sao nestes momentos que o filme melhor se diferencia, mais destaque tem na sua forma de dar a sua ideia e de fazer a sua premissa ter destaque já que no restante o filme torna-se um jogo do gato e do rato com muita tecnologia mas claramente mais previsivel.
O resultado final que fica do filme e que estamos perante um argumento interessante mas muito dificil de colocar com sucesso na pratica e a verdade e que mesmo que alguem conseguisse tinha que ser ou com outros meios ou mais que isso com outra arte, num filme corajoso mas cujo o resultado fica muito aquem da sua real potencialidade.
A historia fala de um fa de uma actriz que ganha um jantar com esta que posteriormente e informado por um estranho emissor de contactos que lhe vai dar a possibilidade de seguir todos os passos da mesma com um fim no minimo escuro.
O argumento tem um premissa e uns objectivos ambiciosos com um grau de dificuldade intenso o filme perde-se na sua dificuldade e abdica a determinada altura dos seus preceitos para ser um tipico Thriller pouco inovador.
Na realizaçao Vigalondo ganhou protagonismo com curtas e que lhe conduziu inclusive a uma nomeaçao para os oscares no grande ecra e sempre ligado ao terror tem tido algum sucesso e aqui tem pelo menos ambiçao pese embora o resultado não seja perfeito.
Por fim o cast Wood tem nos ultimos tempos exprimentado um cinema independente curioso aqui parece claramente fora de forma num filme que tambem lhe exige pouco, menos ainda exige a gray do que a sensualidade que sempre teve.

O melhor – A ambiçao do tema.

O pior – A confusao de ideias, e a desistencia das mesmas



Avaliação - C-

No comments: