Saturday, November 01, 2014

A Most Wanted Man

John Le Carre é conceituado nas obras de espionagem, e nos ultimos tempos tem-se visto ser um dos autores mais adaptados nos ultimos anos com filmes com algum sucesso. Este ano esta adaptaçao teve ainda mais um elemento de destaque pelos piores motivos já que foi o ultimo filme protagonizado como figura central por Seymor Hoffman. O resultado critico e comercial foi interessante contudo parece pela sua estreia precoce insuficiente para uma ultima apariçao do actor na noite dos oscares que o chegou a consagrar.
Sobre o filme, a espionagem politica e sempre filmes que requerem minucia e promenor, e o filme tem o que faz com que o seu inicio seja lento sem nos dar logo as vertentes e os verdadeiros intuitos dos seus personagens. E quando pensamos que isso e um defeito porque o filme não e de imediato sedutor, temos no final a prova que tudo tinha um objectivo que permite que a sua conclusao seja mais forte e essa impressao num filme policial ou thriller e sempre importante.
Mas mesmo valorizando este truque que funciona o filme tem tambem defeitos principalmente ao nunca encontrar um ritmo interessante, sempre demasiado pausado, a falta de qualque força emocional no filme quando pensamos que vai ter o filme muda a rota para outro lado e isso faz com que o filme não adquira grande intensidade o que fundamental para qualquer thriller.
Assim temos um filme satisfaz que não coloca em causa a excelente carreira do seu protagonista mas mostra as fragilidades das historias de Le Carre no cinema já que todos os seus filmes parecem sofrer do mesmo problema.
A historia fala da investigaçao dos serviços secretos americanos relativamente a um jiahdista checheno prestes a receber uma grande quantia monetaria quando perceber a inocencia tentam perceber os riscos de um valor elevado que o mesmo esta prestes a receber.
O argumento e interessante e maduro, principalmente como um todo não se deixa cair em alguma ineficacia ou em facilitismos e recebe os lucros na parte final, mesmo que por vezes pareça não tirar todo o proveito de aspectos como personagens e dialogos.
A realizaçao a cargo de Corbjin, é aceitavel sem grande risco mais uma vez numa cidade europeia num registo que ele faz bem no dilema politico não e brilhante mas tem um toque simples de autor que e sempre importante em qualquer filme.
Por fim no cast Hoffman não estava em boa forma e o filme demonstra bem sinais de algum desalento e falta de força numa personagem que dava para mais, ao seu lado tambem não existe papeis para mais destaques para alem de presenças como McAdams e Brhul.

O melhor – A conclusao

O pior – O adormecimento lento do filme


Avaliação - C+

No comments: