Sunday, November 02, 2014

Ruderless

É cada vez mais usual actores experienciarem-se atrás das camaras com projectos muito proprios, um dos que este ano marcou a sua estreia na realização foi William H Macy, num terreno dramatico musical. O resultado critico não foi explendoroso, com criticas medianas e comercialmente este não e o tipico registo que enche salas de cinema.
Sobre o filme podemos dizer que tem bons e maus momentos, que tem alguma originalidade e alguns cliches mas que o resultado e satisfatorio principalmente porque consegue ser emotivo e consegue potenciar ao maximo as emoçoes causadas não so pelo drama das personagens mas acima de tudo pela musica como meio de comunicação.
E é na musica que se encontra o trunfo do filme o que o diferencia de um filme mediano, e que lhe da ligeiramente algum valor porque todos os momentos musicais tem um estado de espirito que aocmpanha o filme e principalmente a sua personagem central e isto e dos pontos mais dificeis de fazer principalmente quando estamos perante um drama musical desta intensidade.
Claro que depois o filme sofre de demasiadas repetiçoes, desde logo na relaçao da personagem com a mulher e mais que isso com a banda que queria, os avançoes e indecisoes já por diversas vezes trabalhados e mesmo algumas personagens sem grande sentido. Emocionalmenta tambem e um filme dual por toda a intensidade criada pela situaçao inicial que e extremada.
O filme fala de um pai que ve a sua vida totalmente destruida depois de surpreendentemente o seu filho matar seis amigos numa universidade, alguns anos depois descobre as suas musicas e decide canta las com o apoio de tres jovens que desconhecem a origem das mesmas.
O argumento e simples mas com facilidade em atingir os objectivos propostos, a forma como a musica serve o filme e interessante e potencia e intensifica as emoçoes ao maximo, num argumento que não sendo um potento em originalidade e eficaz.
A realizaçao de Macy e simples sem grandes riscos dando espaço as personagens e argumentos so no final e nos momentos musicais parece sair da zona de confornto natural e aqui parece obvialmente que o filme perde algum equilibrio, num actor que tem um filme melhor que a sua relizaçao para estreia.
No cast a escolha de Crudup e inteligente principalmente porque e um actor de uma segunda linha que consegue ter uma intensidade dramatica eficaz algo que o filme precisa e surpreende todos com uma capacidade vocal e musical acima da media, ao seu lado Yelchin e um dos melhores jovens actores do momento ao qual surpreende ainda mais com uma capacidade como cantor usando o seu timbre proprio surpreendente

O melhor -A intensidade emocional provocada pela musica.

O pior – Algumas personagens que surgem para atalhar o guiao


Avaliação - C+

No comments: