Friday, November 07, 2014

Dawn of Planet of Apes

Três anos após a reinvenção de Planeta dos Macacos numa saga apostada a explicar a origem no mesmo, eis que surge a natural sequela depois do sucesso do primeiro filme, com um novo timoneiro e sem grandes figuras de referencia para alem de Serkis como Ceasar, o filme surgiu e novamente se tornou num grande sucesso como o seu antecessor não so na esperada bilheteira sempre pronta para glorificar filmes desta dimensao mas neste caso tambem critico, num franshising que se encontra a surpreender os amantes do cinema.
Sobre o filme desde logo começo por sublinhar que achei o primeiro filme desta nova saga bastante interessante dai que as minhas expectativas fossem elevadas para este segundo filme e que ele fosse mais do que uma batalha entre macacos e humanos. Mas mesmo sem entrar no exagero dos filmes originais o filme aproxima-se demais do facilitismo deste tipo de filmes, entre bons e maus, sequencias de acçao e pouco mais, o que tendo em conta o primeiro filme e claramente redutor.
Mas fora isso e de valorizar a forma quase selvagem do filme, sendo este muito mais subtil do que estamos habituados no conceito e ai o franshising funciona principalmente nesta aposta de termos um filme bem mais subtil e mais preciso do que estavamos habituados, sendo que a vertente dramatica so surge no fim do filme, e recupera nos instantes finais algum do folego do primeiro filme.
Mesmo assim e mesmo mantendo alguma qualidade e obvia a descida da mesma em termos de filme em si, de maturidade dando espaço a mais sequencias de acção mais condizente com a figura de blockbuster que este filme preenche, contudo temos tambem de dizer que num regime de efeitos especiais por si so este e claramente um filme com muito mais que isso.
A historia centra-se dez anos apos o primeiro filme deste nova saga, depois da raça humana ter sido dizimada por um virus e se centrar em cidades fechadas, do outro lado temos uma comunidade de macacos cada vez mais evoluida, ate que a procura por uma barragem inutilizada vai por em confronto novamente humanos e macacos.
O argumento não e rico, ou seja nem sempre temos mais inovaçao do que realmente tivemos no primeiro filme, alias grande parte do filme e algo vazio em termos narrativos não indo para alem da caracterizaçao de personagen com alguns esteriotipos na parte final encontra o balanço emocional que e rico para o filme.
Na realizaçao reeves e talvez um dos realizadores do momento com maior valor e que parece ter dificuldade em encontrar um espaço proprio, depois dos excelentes Cloverfield e principalmente Let Me In, surge aqui com uma forte realizaçao que ao mesmo tempo sabe usar os meios mas tambem sabe dar de si, com qualidade e arte num filme que não precisava para ter sucesso.
No cast poucas figuras de destaque para alem da excelente composiçao de Serkin já glorificada no primeiro filme e que aqui tem excelente continuaçao. Nos herois de carne e osso destaque apenas para a boa presença de Jason Clark um actor que pode neste filme ter ganho um destaque inesperado mas merecido, pois a sua composiçao neste filme e bem mais do que osimples heroi de acçao, disponibilidade fisica, carisma sao predicados da sua intepretação.

O melhor – Reeves Serkis

O pior – Perder o significado moral do primeiro filme.


Avaliação - C+

No comments: