Wednesday, November 26, 2014

Dolphin Tale 2

Depois do sucesso do primeiro filme era natural em face da continuidade da historia de Winter que uma sequela tivesse lugar. Mas normalmente e conhecida a maior dificuldade das sequelas em filmes familiares funcionarem já que pouco ou nada de particularmente inovador pode ter lugar em filmes simples. Talvez por isso ou não e natural que este filme tenha obtido resultados bem mais ligeiros, desde logo criticamente com avaliaçoes mais duais mas tambem comercialmente onde ficou longe dos magnificos resultados obtidos pelo primeiro filme, sendo que este faz advinhar a inexistencia de um terceiro filme.
Sobre este filme era esparado depois do sucesso familiar do primeiro filme que um segundo tivesse lugar, contudo a historia nova a contar parece-nos extremamente limitada para quase duas horas de filme onde nada de particularmente relevante acontece a não ser uma maior aproximaçao emocional entre as personagens e mais que isso a procura de um novo parceiro para Winter. Ou seja muito pouco em termos de emoçao e não so para um filme com um valor comercial a priori tao elevado.
Em face deste ponto e facil perceber que o filme e algo frouxo, porque nunca consegue incutir a proximidade emocional e a simplicidade rica em afecto do primeiro filme, e mais suave, mais solto e não explora tao bem as emoçoes simples precidado necessario a qualquer sucesso em termos de filmes familiares.
Por outro lado o facto de não ser um filme ambicioso como alias já o primeiro filme já não tinha sido acaba por não colocar grandes obstaculos ao filme conseguir os seus objectivos simples ou seja retratar mais uns momentos de ternura entre seres humanos e animais.
A historia segue a adaptaçao de Winter ao aquario onde reside e as personagens que o acolheram, aqui depois de perder a sua compenheira procura uma nova companhia de forma a não ter de sair do aquario onde todos os esforços se vao reunir para ultrapassar o problema.
O argumento e pobre não pela base do primeiro filme, simples e igual a muitas mas porque este filme não tem elementos suficientes para se diferenciar para chamar a si alguma independencia nem isso consegue ser criada em especificidades do guiao.
Em termos de realizaçao a tipica realizaçao familiar muitos momentos de ternura e o obstaculo mais complicado das coreografias animais tem rigor o que chega para a realizaçao passar com um satisfaz.-
Este tipo de filmes familiares não sao dificeis para os actores e neste caso tambem não o é, pouco ou nenhum destaque já que os mais adultos quase desaparecem do filme em relaçao ao primeiro filme e os menores pelo crescimento perderam a ternura essencia das suas personagens e o filme sofre com isso.

O melhor – A simplicidade de uma historia postiva

O pior – O filme não conseguir trazer nada de novo ao primeiro filme


Avaliação - C

No comments: