Sunday, November 16, 2014

If I Stay

A ligação entre o cinema e a literatura nunca foi tão unida como nos ultimos anos, cada vez é mais repentina a adaptação ao cinema de filmes baseados em livros bastante actuais. Este ano uma destas adaptações foi este drama, que em termos criticos foi observado com alguma indiferença e em termos comericias não foi alem do medianismo incapaz contudo de tornar o filme um floop
Sobre o filme, e conhecido que muitas obras contemporaneas da literatura tem como prior objectivo a sua tradução no cinema, mesmo que assim a obra seja mais reduzida no seu significado e no seu alcance. E este filme e um droma juvenil que pensa e declara obviamente a intenção nos seus propositos no tipo de filme na intensidade dramatica e de alguma previsibilidade.
Alias são estes dois pontos do filme os dois polos do mesmo, se dramaticamente o filme tem intensidade nem tanto por arte dos obreiros do mesmo mas quase sempre com base na sucessao de acontecimentos, por outro lado a previsibilidade de quase tudo no filme tiram-lhe impacto tira lhe maturidade e conduz o filme para um terreno pouco ou nada interessante..
Por isto estamos perante um filme igual a muitos outros com virtudes e defeitos mas cujo o resultado final esta longe de gravar o filme nos melhores do ano ou sequer ser considerado um bom filme, num estilo de cinema facil de uso rapido que ultimamente tem se tornado tipicos principalmente na forma como alguns filmes sao baseados em obras literarias instantaneas.
A historia fala de uma jovem em plena primavera da vida e num momento de grandes decisoes na mesma em termos profissionais e amorosos que de repente sofre um acidente que a conduz a um estado de coma, quando prespectiva quase num estado de fronteira entre a vida e a morte os pros e os contras de morrer ou regressar.
O argumento e demasiado literario não podemos dizer que o filme não e recheado de cliches porque é principalmente na caracterizaçao e definiçao da personagem central. Ganha algum poder o filme na questao de conseguir equilibrar a balança do lado do desejo de viver ou morrer.
Cutler e um realizador e um produtor ligado a TV que aqui tem um filme com alguma visibilidade em termos de realizaçao o filme não pede muito e ele acaba por conseguir dar o sentimento que o filme precisa sem no entanto nunca arriscar no cunho de autor.
No cast Moretz e uma das melhores actriz juvenis da actualidade para muitos no inicio de carreira uma certeza indiscutivel com o crescimento alguma da espontaneadade e segredos da actriz tem se perdido necessida de encontrar outras armas porque o carisma começa a ser perdido.

O melhor – Conseguir equilibrar a balança vida morte

O pior – Previsibilidade


Avaliação - C

No comments: