Tuesday, February 11, 2014

The Fifth Estate

Depois de nos ultimos anos ter-se tornado uma figura de referência da historia actual, Julian Assenge tornou-se numa figura incontornável que todos querem conhecer ou melhor retratar. Uma das pessoas que tentou este objectivo foi um dos seus colaboradores e o seu braço direito, cujo livro deu origem a este filme. Contudo os resultados do filme estiveram longe do esperado em todos os sentidos, principalmente critico o grande objectivo do filme, onde a critica não foi meiga com avaliações muito longe do brilhantismo e comercialmente onde o filme chamou a atenção a muito poucos.
Sobre o filme podemos começar por dizer que consegue ser enigmatico o suficiente e dar a personagem toda a intensidade e carisma que a curiosidade pela mesma suscita. E neste ponto o filme tem as suas virtudes bem conectadas na forma como todos os momentos permitem tirar o melhor da personagem nos dialogos nas revelações. E mesmo não sendo um filme de eleição em termos de intensidade, riqueza narrativa o certo e que o filme tem um ponto de vista muito proprio sobre a origem e desenvolvimento da Wikileaks,
Contudo e notorio que tentar fazer um filme para americanos sobre um dos seus maiores enimigos, não é facil, e a ambiguidade de tudo no filme não o torna eficaz, pois ficamos sempre com a sensação que algo ficou por contar, algo perdeu detalhe, mas ao mesmo tempo parece-nos ser demasiado simpatico para uma pessoa que muitos odeiam, mas sob o ponto de vista politico e um filme que no minimo nos faz pensar.
Ou seja mais que um bom filme um filme interessante para quem nao conhece alguns pontos do nascimento e todo o fascinio de uma personagem que utilizou o poder para por em causa muito, principalmente em termos do limite do jornalismo, um filme que como a propria personagem que nos dá, não e facil de gostar mas e impossivel se ficar indiferente.
A historia fala da subida e ascensão da Weaklikes e relação do seu fundador e mentor, com o seu maior suporte e conduz à ascenção do projecto, até ao momento em que esta começa a ser nocivo para a politica mundial
O argumento nem sempre e simples e por vezes adensa de mais, num campo de jogo riquissimo consegue como maior virtude a caracterização e ambiguidade da personagem sem grande risco consegue fazer a mesma funcionar e nisso apenas temos de dar a qualidade a forma como o filme foi escrito.
Bill Condon foi um realizador que nos seus primeiros tempos prometeu ser uma figura de referencia que foi perdendo posteriormente principalmente depois de ter abraçado a saga Twilight, aqui tenta recuperar uma carreira perdida mas num caso dificil por todos os anticorpos que Assange criou, aqui tem um bom filme, com risco actual, e inovador, merecia mais destaque do que tem.
Em termos de cast o filme merecia mais destaque principalmente Cumberbacht, um actor de mão cheia que tem nesta sua construção um dos melhores papeis do ano dificil, intenso carismatico, o actor britanico passa aqui uma das provas mais fortes sobre si, e que o colocam num patamar importante, numa interpretação soberba onde não deixa espaço para muito mais

O melhor - O carisma de Cumberbacht

O pior - A dificuldade de definição do filme

Avaliação - B-

No comments: