Saturday, February 01, 2014

Carrie

Desde que este Remake foi anunciado e as suas interpretes identificadas que o mundo do cinema ficou na expectativa pela forma com que a actualidade iria transformar o classico de Brian de Palma. Contudo as primeiras analises perceber-se que em termos criticos esta adaptação efectuada pela percursora de Twilight não tinha cativdo a critica por completo e em termos comerciais ficou bem longe das suas ambições.
Sobre o filme podemos dizer que o terror ou a forma como se faz um filme de terror depende da forma como o tentamos fazer, e aqui o filme parece nunca ter essa ambição a não ser pelo lado extremamente inquetante e obtuso do fanatismo religioso da personagem maternal do filme. De tudo o resto o filme acaba por cair em demasia nm filme para adolescentes muitas vezes exagerado, onde apenas alguns toques de bullyng actualizado as novas tecnologias dão alguma roupagem nova a um filme que  maior parte do tempo tras praticamente nada de novo ao que ja tinha sido feito por a mitica personagem de Carrie WHite.
Por isso parece-nos claramente que a execução do filme não é feliz, ou seja desde logo parece ser demasiado rapida a transformação e adaptação de Carrie, nem sempre as personagens tem o seu papel totalmente esclarecido, nem o filme lhes permite a atenção para o esclarecer, ebasicamente esperamos a transformação da personagem no seu lado violento que afinal e aquilo que nos trouxe ao fillme.
E neste ponto e pese embora não seja tão espetacular quanto podia ser o filme cumpre, consegue impressionar, consegue dar a personagem a intensidade visual e força para transportar toda a raiva e executar as personagens na cena que mais brilha no filme, embora nos pareça que também aqui o filme poderia e deveria ser mais extenso.
A historia fala de uma mae fanatica religiosa que tenta guardar a sua filha do contacto escolar, contudo esta torna-se a chacota da escola quando descobre o periodo mestrual sem saber do que se trata, e conduz ao envolvimento da escola, pelo lado positivo e negativo com aquela personagem com poderes sobre naturais escondidos.
O argumento não e feliz, em termos de actualidade e adaptação do filme inicial poderia e tinha que ser mais ambicioso do que lhe dar dois ou tres pontos totalmente inocuos novo, de resto muito pouco mas os defeitos poderiam ja advir do primeiro filme, as personagens parecem sempre demasiado presas a uma ideia demasiado simples.
A realização a cargo da tarefeira pierce que deu inicio a saga Twilight não é brilhante principalmente no seu inicio e na introdução, tem uma serie de tiques muito de serie juvenil e isso nao compatua com a força e a seriedade de uma personagem como Carrie, na parte final consegue encontrar um registo mais intenso e forte em termos de horror, mas com uma jovem banhada de sangue seria naturalmente mais facil.
Em termos de cast o filme tem o lado positivo e o lado menos conseguido, eu considero-me fa de Moretz e penso que sera o valor mais seguro das adolescentes actuais mas neste filme nunca consegue ser freak naturalmente, encontra o espaço seguro num reduzido numero de interpretações e força-os ate ao final, o que torna a personagem muito pouco natural, num papel que nao me convenceu e longe daquilo que tem qualidade para o fazer, por seu lado Moore, cumpre com distinção o solicitado e a exigencia do papel, num papel nem sempre facil, consegue lhe dar tudo que ele precisa de uma actriz em regresso de boa forma.

O melhor - Julianne Moore

O pior - Moretz


Avaliação - C-

No comments: