Friday, February 14, 2014

Ride Along

Não é comum os inicios dos anos serem prodigos em grandes sucessos comerciais, nem que seja porque ainda existe alguma ressaca dos candidatos aos oscares e por outro lado pouco ou nenhum espaço é deixado para outro tipo de registos, contudo este periodo sempre foi conhecido por um periodo onde a comedia afro americana conseguia os seus pontos. Este ano tudo isto foi confirmado neste filme que conquistou surpreendentemente as bilheteiras com resultados quase nunca vistos em Janeiro, criticamente pouco ou nada se esperava de grandioso neste filme e nisso cumpriu.
Sobre a historia é conhecida a tendencia do cinema afro americano de acção copiar alguns dos seus maiores sucessos principalmente, quando envolve policias ladrões e comedias, um do genero que tornou entre outros Eddie Murphy uma figura de proa, e sabemos que o humor pese embora seja tradicional acaba por funcionar principalmente em plateias menos exigentes. Aqui temos um tipico filme deste tipo, de linhagem facil, humor bacoco, alguma acção e conseguencias rapidas, tudo aqui seria normal não fosse o estranhar claro pelo resultado obtido pelo filme.
Mas o filme pouco ou nada tem de particularmente relevante em nenhuma destas questões nem em humor onde usa o tradicionalismo e pouco mais, mas tambem em termos de acção onde apenas consegue ter algum impulso na parte final, ja que na maior parte da sua duração é apenas um confronto verbal entre os dois protagonistas em estilos diferentes.
O ponto mais positivo e a quimica entre o par de protagonistas, ou seja, a forma facil com que o lado mais rude de Ice Cube encaixa no nivel de comedia mais natural de Hart, um actor em ascenção que promete talvez mais sucesso do que o seu companheiro de reparto. Mesmo assim isto e pouco para um filme pouco original já visto, e que nada trara de novo a longo prazo para o mundo do cinema.
O argumento e pouco interessante quase sempre demasiado previsivel, mesmo nos poucos twists que tem, nao tem força no humor e mesmo na intriga fica muito aquem do que um filme policial exige, ou seja muito pouco de novo.
Tim Story e talvez o realizador de mais sucesso em comedias afro americanas e aqui demonstra a razão porque é não porque seja um grande cineasta mas consegue tirar algum beneficio desta experiencia principalmente na forma com que filma as diferenças entre os protagonistas.
Em termos de cast estilos diferentes, Hart é um humorista e funciona neste particular, consegue ter graça, fisica, se bem que quando o papel exige mais não tenhamos actor para mais, ao seu lado um lado mais diferente e menos forte de Ice Cube, mais fisico mas menos engraçado o seu espaço brilha menos do que Hart mas o filme exige mais.

O melhor - Simplicidade de processos

O pior - Não trazer nada de novo nem no genero.


Avaliação - C-

No comments: