Friday, February 21, 2014

2 Jacks

Existem filmes como estes que passam desprecebidos por festivais e depois acabam por ser lançados no anonimato em alguns cinemas onde desaparecem poucas semanas depois. Este 2 Jacks filme que alguns creativos de holywood apontavam como uma possivel surpresa não se tornou com avaliações criticas muito negativas e pior que isso com um resultado de bilheteira quase inexistente.
Sobre o filme podemos dizer que é daqueles filmes que até poderia ter uma boa ideia, a comparação entre duas personagens no mesmo local, na mesma situação pai e filho, e a forma como estas reagem de forma parecida as situações mesmo depois de alguns anos depois, e nessa ideia o filme ate podera ser considerado original, com alguma creatividade, mesmo na forma circular com que e montado, mas se a ideia parece boa, o mesmo podemos dizer que efectivamente ela acaba por nunca resultar.
E o problema para a ideia nunca resultar e que por um lado as sequencias que se deparam a cada um dos actores não é suficientemente envolventes, o filme nunca consegue ter ponta de intensidade emocional, nas relaçoes que cada um dos personagens vão estabelecendo e que o filme necessitava que fossem fortes, e mesmo em termos de narrativa com um excesso de pausas que nada traazem de beneficios a um filme ja de si muito curto.
Ou seja temos aqui uma tipica experiencia indie que não funciona, nem tanto pelo projecto em si, mas pela execução um daqueles filmes que demonstra bem que para um filme resultar e bem necessario algo mais forte do que propriamente uma boa ideia, e ela aqui realmente esta presente.
Outro ponto que parece nada trazer ao filme e a forma solta do guião e dificil perceber um objectivo narrativo ao filme que nao seja a curiosidade da sua premissa e é dificil um filme aguentar e mais que isso cativar um espectador com tão pouco e aqui fica vincado que não consegue apenas nos dando situações satiricas da produçao de um filme e algum do submundo do cinema.
A historia fala de um realizador famoso em produçao para um novo filme, em festas onde toda a gente tenta tirar um partido de si, mesmo quando a fama nao esteja no seu auge, alguns anos mais tarde o seu filho vai passar exactamente pelo mesmo, mas num contexto mais actual.
A ideia como anteriormente ja referimos parece creativo e com pernas para andar, mas nunca consegue ser bem executada, porque as personagens centrair sao demasiado esteriotipadas, porque existe defice de riqueza de dialogos e mais que isso porque falta emoçao em todo o filme.
A realização de um inexperiente realizador tem alguns elementos interessantes como a forma dual de realização em cada historia mas pouco mais depois limita-se a alguns tiques do indie modernista de gosto duvidoso.
Em termos de cast muito pouco Danny Houston um bom actor em baixo de forma num filme onde nada demontra do que ja o vimos fazer, ao seu lado so a sensualidade de Miller o seu grande unico atributo que usa e pouco mais.

O melhor - A ideia circular


O pior - E execução


Avaliação - D+

No comments: