Bruno Barreto é um dos mais internacionais realizadores brasileiros, que nos ultimos anos tem efectuado uma carreira de menor sucesso nos EUA e que tenta filme apos filme chamar a atenção com algumas das suas maiores virtudes. Este ano e num elenco misto entre americanos e brasileiros surgiu este filme baseado numa historia real do amor homossexual entre uma famosa escritora e tambem de uma arquitecta brasileira de sucesso, o resultado do filme foi residual em termos criticos nao foi alem da mediania sempre pouco para um filme com algumas ambiçoes e comercialmente não seria nunca um filme com grandes objectivos pelo menos em termos internacionais.
Sobre o flme podemos dizer que começa em, lentamente com tempo para nos habituarmos as linhas gerais de cada uma das personagens que aos poucos começam a interagir entre si e mostrar realmente do que o filme nos vai dar, mais do que a carreira forte e artistia de cada uma das figuras o filme e sobre a ligaçao amorosa conflitos e obsessoes que une as duas personagens.
E desde que o filme arranca para o seu centro que as coisas pioram porque o filme fica excessivamente circular ou seja bem, mal, tudo bem, conflito com sequencias de para avança nas duas horas de duração do filme que nunca consegue arrancar linearmente para um climax que apenas tem nos ultimos dois minutos do filme, num final mais previsivel do que propriamente empolgante e que pensamos que poderia se bem mais potenciado dar um efeito final ao filme, diferente e intensamente mais forte.
Ou seja estamos perante um filme com os tiques enfadonhos de um biopic, sem o ser, e o facto de não perder este sentido parece ser obviamente um dos pontos menos interessantes do filme, que nunca consegue adquirir o ritmo necessario para prender o espectador, mesmo no contexto emocional da relaçao central do filme, pensamos que alguma mais intensidade visual nao seria de tudo despropositado para as intençoes do filme.
A historia fala de uma escritora nova iorquina que viaja ao brasil para encontrar uma amiga de infancia começando uma relaçao com a namorada desta, em plena convivencia as tres tentam produzir uma vida comum, onde o ciume, a obsessão e o talento vão se misturar a cada momento.
O argumento e daqueles que tem como grande problema na sua genese nunca encontrar o seu ritmo ou seja nunca consegue que a historia saia de um ritmo demasiado lento para a intensidade principalmente emocional que podia ter, mesmo que as personagens principalmente a de Lola tenha a força e a dimensão para dar ao filme outra intensidade nunca e seguida pelas restantes.
Barreto e um realizador que busca algo diferente mas neste filme nem sempre o consegue pripalmente porque esta demasiado inspirado num estilo mais europeu contudo nunca consegue ter uma beleza contextual que o faça funcionar no estilo, de um realizador que parece ja ter estado bem mais perto do sucesso do que com este filme.
O cast liderado por uma presença aceitavel de Otto que mais longe das luzes da fama optou por uma carreira mais de autor, aqui nao tendo um papel forte convence pela simplicidade deixando os maiores louros para Gloria Pires que demonstra que no Brasil a escola de actuação e bem forte, nada deixando a dever aos outros grandes centros de cinema
O melhor - Gloria Pires
O pior - O filme mesmo com intensidade emocional ser sempre demasiado pausado
Avaliação - C
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