Sunday, April 28, 2013

Dark Skies

Se falarmos no realizador deste filme ou seja Scott Stewart percebemos que nos ultimos anos esteve ligado a filmes algo estranhos com fundamentos sobrenaturais pouco aperciados pela critica sempre com Betanny como protagonista. Contudo este ano para alem de deixar o lado mais religioso da questão entrando para a vertente dos extra terrestres optou por um filme de um terror mais declarado. Os resultados comerciais ficaram aquem dos anteriores talvez pelo seu valor menos comercial como produto, mas criticamente as coisas correram melhor com a mediania nas avaliações o que acaba por ser positivo ou não estivessemos a falar no sempre pantanoso terreno do terror.
Sobre este Dark Skies e falando desde ja de um filme completamente diferente dos primeiros da carreira do realizador podemos dizer que num terreno ainda mais dificil o realizador consegue subir muito a fasquia, demonstrando simplicidade de processos e acima de tudo a capacidade de fazer terror num filme dificil ja que junta dois pontos sempre complicados e pantanosos o imaginario infantil e aliens.
A vantagem do filme e conseguir entrar na loucura das personagens sem nunca perder consistencia sem entrar de uma forma deliberada na espiritualidade, desde inicio que percebemos do que se podera tratar e depois tudo o que vemos no filme acaba por se unir na explicação final, pode não ser tão consistente quanto isso mas acaba por unir todas as peças, por vezes com demasiadas explicações como se o espectador tivesse adormecido tem essa preocupaçao de no final ir buscar os pontos perceptiveis da conclusão o que acaba por ser exagerado.
Pese embora estas virtudes o filme tem tambem alguns defeitos vincados desde logo o vazio das personagens a falta de uma ligação logica entre o casal a pouca quimica destes o permitir o desenvolvimento de outros ramos narrativos que não é efectuado e por fim a tentativa de um mind game final que não é propriamente exuberante para a conclusão do filme.
A historia fala de uma familia com carencias economicas que começa a ser assaltada por factos inexplicaveis com os seus elementos que conduzem a tentar perceber o porque do que se encontra a ocorrer.
O argumento e coeso principalmente porque se consegue ligar a si, o que e o mais importante para o filme, que pode não ser prodigo em originalidade ter persoangens muito densas ou mesmo grandes dialogos mas consegue o essencial impressionar psicologicamente com o seu terror.
A realização é simples sem grandes puridos ou grandes objectivos limita-se a filmar, funciona bem com alguns efeitos outros nem tantos não tira partido visual do tema e  isso pode ser um defice acentuado, mesmo assim pensamos que mesmo com menos cuidados ou objectivos estamos a falar do melhor filme do realizador.
O cast não tem figuras de proa, dá o seu relevo aos mais pequenos que também acabam por ter poucas exigencias nos seus papeis e muito mais um filme de situações do que de interpretações onde o ponto mais positivo vai para Hamilton ja que os grandes pontos e dificuldades interpretativas estão no seu personagem

O melhor - Ser um filme agradavel mesmo com temas tão gastos.

O pior - O mind game final.

Avaliação - C+

No comments: