Saturday, April 06, 2013

21 and Over

Desde o sucesso instantaneo que foi a Ressaca bem como o seu segundo volume que os seus produtores e argumentistas tem tentado repetir a forma mas num mundo mais adolescente, o ano passado com o excentrico e excessivo Project X e este ano com este 21 and over. Pese embora o sucesso dos seus antecessores este filme não conseguiu continuar a senda, não so em termos criticos onde foi um desastre mesmo comparando apenas com os outros filmes, mas principalmente comercialmente onde o seu trajecto não foi entusiasmante, talvez a falta de uma estrela tenha sido demasiado custosa para o filme.
Sobre o filme, quando se quer fazer uma comédia a alta velocidade e do cross limite como foram obviamente A Ressaca e acima de tudo o exageradissimo Projecto X, é preciso ter dois elementos que este filme nunca consegue ter, desde logo concretizar com sucesso mais de metade dos seus momentos de humor pleno, neste filme seremos muito bondosos se dissermos que cinco por cento das situações funcionam na sua plenitude, e depois o filme tem que ter um ritmo que seja uma evidencia o que neste filme acaba por não funcionar o que torna o filme extremamente silencioso e desesperante principalmente tendo em conta o que promete no seu inicio, o que acaba por ser uma desilusão mesmo para quem seja mesmo muito adepto deste tipo de filmes o que não e claramente o meu caso.
Ou seja estamos perante uma comedia juvenil igual a tantas outras, normalmente com pouca ou nenhuma graça que como tem sido ultimamente moda cai no exagero principalmente em piadas de cariz sexual demasiado exageradas e quase sempre sem qualquer tipo de graça, que tem ligada a si uma moral emocional de amizade que nunca parece ser realmente transmitida a não ser na sequencia final.
Do lado positivo pouco a registar desde logo o caracter estetico do personagem asiatico de longo o mais funcional do trio em termos humoristicos e pouco mais, porque de resto a mistura de irreverencia sem precedente e a emocionalidade relacional não funcionam num filme em que se espera mais que tudo rir até doer e pe no acelerador.
O filme fala de tres amigos que em pleno campus universitario saem no sentido de tentarem festejar o 21 aniversario de um deles, contudo o exagero poem em causa a entrevista fundamental que este teria no dia seguinte, depois o ja esperado uma serie de aventuras sem fim, numa unica noite, com consequencias imprevisiveis.
Sobre o argumento apenas podemos dizer que estamor perante uma repetiçao disfuncional da ressaca num contexto diferente mas que o filme falha em dois pontos centrais o humor e mesmo os dialogos, não oferecendo vida a personagens pouco interessantes.
A realização e simples com pouco rigor ou mesmo com muita pouca exigencia, algumas das piadas necessitam de apoio da realizaçao e esse esta la, mas o filme não permite explorar muito neste teor, alias como a maior parte das comedias juvenis.
Quanto ao cast liderado por Milles Teller, demonstra que este actor não funciona e provavelmente nunca funcionara, primeiro porque esteticamente não e comediante, depois porque dá sempre a sensação de que a rebeldia não acenta bem, demonstrando que o carisma não esta presente. Tambem Astin parece ir aquem do que conseguiu em Pitch Perfect num papel mais basico e menos interessante deixa toda a comedia e funcão para Chow, o unico com valor assumido no proprio filme.

O melhor - Os momentos Chow.

O pior - A falta de graça e ritmo do filme

Avaliação - D+

No comments: