Saturday, April 13, 2013

GI JOE Retaliation


Depois do sucesso do primeiro franchising de GI Joe todos sabiam que seria uma questão de tempo à sequela ter lugar a unica duvida seria se consiguiria manter o seu cast ou teria de existir alterações, porque muitos dos seus protagonistas adquiriram outro tipo de reconhecimento muito quem sabe em termos comerciais impulsionados pelo sucesso do primeiro filme. Aqui percebeu-se que apenas Tattum regressaria, contudo para um pequeno cameo. os resultados criticos foram semelhantes ou seja mais uma vez a critica não foi de amores, muito pelo contrario com a formula que o filme encontrou, contudo comercialmente o filme mais uma vez conseguiu a rentabilidade necessaria para assegurar quem sabe mais um episodio, principalmente fora dos Estados Unidos.
Sobre o filme podemos dizer que é um filme tradicional com um espirito juvenil, mas pensamos que fica a perder claramente para o seu antecessor, por um lado pelo facto de The Rock não ter o efeito carismatico de Tattum, por outro lado pelo enrredo narrativo ser demasiado complexo, por vezes achamos que nos perdemos demasiado em transformações, em grupos em miticismo, quando o que realmente interessa no filme é a acção.
Aqui temos um filme competente ou seja com boas sequencias de acção algum humor contudo muito menos funcional do que em outros filmes do genero, principalmente tendo em conta a presença de Willis, o climax do filme é eficaz e os efeitos especiais eficientes que nos da um filme de acção de grande projecção mesmo que narrativamente nunca consiga ter a intensidade que se poderia esperar de um filme tão ambicioso comercialmente como este, principalmente na forma e na pouca força dos vilões.
Ou seja estamos perante um filme que quem gostou do primeiro vai novamente gostar do segundo se bem que talvez em menor grau, pela deficiencia de não conseguir trazer ao filme pelo menos a tempo inteiro as personagens mais importantes do primeiro filme, por motivos de cast, quem ja não gostou do primeiro filme não ficara certamente encantado com o segundo filme já que nada de especialmente complexo nos trás de novo.
A historia fala da introdução do grupo liderado pelo Cobra na Casa Branca que conduz a um armadilha que acaba por dizimar a maior parte do grupo G I JOE, depois o que sabemos os que restaram unem-se com uma ou outra captação e vão lutar contra este poder instalado e devolver o poder a quem de direito.
Em termos de argumento mais uma vez o filme não perde tempo nas personagens nem no guiao o objectivo e fazer acção por isso tudo o resto e acessorio o que pode ser redutor em termos de cinema, mas que para os objectivos do filme chega por completo, perde e alguns cliches iniciais que tornam o ponto mais intenso emocional do filme demasiado previsivel.
A realização é menos forte e mais escura do que o primeiro filme, ao ser entregue a alguem menos experiencia existe menos risco, menos força nesta componente no filme, colando-se demasiado a alguns filmes de artes marciais o que não nos parece conjugavel com o espirito que o filme deveria ter, neste particular perde claramente para o primeiro filme.
Em termos de cast o inicio dá Tattum a oferecer o protagonismo a The Rock, que mesmo conseguindo efectuar uma carreira muito forte em Hollywood este ano é omnipresente no numero de projectos, em termos de alcance existe muitas mais debilidades tornando o filme mais fisico, o que nos parece retroceder, depois Willis acaba por amparar na parte final o protagonista que a meio do filme sente-se sozinho ja que tudo o restante não consegue suportar o papel de Rock dando a sensação que o filme ficar orfão.

O melhor - a intensidade de alguma sequencias de acção.

O pior - Os vilões.


Avaliação - C-

No comments: