Wednesday, April 24, 2013

Dead Man Down

MUitos ficaram surpreendidos quando o realizador que trouxe a trilogia sueca de millenium á vida anunciou que o seu proximo projecto seria uma produção americana, onde apenas o unico ponto de contacto seria a sua menina Rapace. Pois bem o filme acabou ser lançado no inicio do presente ano contudo os resultados foram desoladores em quase todos os sentidos, o mais preocupante de todos em termos criticos onde o filme colecionou avalições negativas mesmo que não fossem desastrosas e por outro lado comercialmente nem a presença de Farrel impulsionou o filme para um registo mais satisfatorio.
Sobre o filme podemos dizer que o contexto e a forma de filmar tem um caracter proprio que o realizador ja tinha deixado em Millenium ou seja personagens sombrias procurando algo para se agarrarem, marcadas pela vivencia alias a personagem de Rapace parece retirada do mesmo livro se bem que o filme em termos de contexto seja mais fisico e menos cerebral e nisto e que o filme tem o seu maior defeito pelo exagero da capacidade da personagem central, num filme de plena racionalidade e pretenciosismo organizacional o final ritmado acaba por deitar tudo abaixo e cola-se a um cinema de serie B sem grande profundidade que acaba por ser a ultima imagem que fica.
De resto temos um filme que na sua fase inicial nao e simples na sua definição o que distancia os espectadores mas aos poucos com a revelação do seu conteudo central e mesmo depois na forma facil com que o filme cria alguma emocao e relacões mais positivas entre as personagens o filme readquire algum capital de interesse que com outra conclusão mais acertada e inteligente poderia contuduzir o filme para avaliações mais positivas.
Mesmo assim um filme com alguns destaques positivos algum sentido de humor, inesperado mesmo que em poucas sequencias mas que funciona, um registo proprio em termos de definição dos lados negros das personagens com sequencias bem pensadas e por fim uma boa banda sonora sempre presente no filme e que fornece o pano de fundo essencial.
A historia fala de um criminoso que acaba por planear uma vingança contra os responsaveis pela morte da sua familiar com um projecto orquestrado ao milimetro o que ele não pensaria era que a sua vizinha da frente queria participar neste projecto.
O argumento é interessante principalmente na forma gradual com que se dá a conhecer com que vai calmamanente montando o seu puzzle deixa as personagens amadurecer, contudo parece-nos que no final não se consegue concluir e ai desaproveita o trabalho duro de fazer crescer personagens ja que não lhe fornece sentido no fim pelo menos da forma que mereciam.
A realização tem um sentido proprio de um realizador funcional e com marca de autor, ainda que não muito apelativa mas que e reconhecida como sua, nem sempre estetico mas cru o filme é na sua essencia um filme narrativo mais que estetivo.
O cast tem em Farrel um lider que funciona porque a personagem parece escrita para si, na dureza em contraste com um lado afectivo Farrel encaixa perfeitamente nesta dualidade não necessitando de se empregar a fundo para funcionar. Rapace também funciona no seu lado mais ezquizoide não tanto como em Millenium deixando espaço para Farrel dominar, pior escolha mesmo a de Howard não tem perfil de vilão e aqui denota-se prefeitamente que é o elo mais fraco.

O melhor - A forma como a determinado ponto o filme é entregue às personagens

O pior - A conclusão serie B

Avaliação - C+

No comments: