Monday, January 17, 2011

Warrior's Way




No inicio de dezembro do presente ano, quando as produtoras acharam que seria uma semana pouco concreta para apostar, saiu um unico filme que tinha tanto de estranho como supreendente, numa conjugação de produçao americana e oriental, saia uma mistura de um filme de samurais com um western mais tipico. Os resultados contudo de uma mistura tao pouco ortodoxa foram desoladores quer em termos criticas onde a linearidade do filme nao convenceu quase ninguem, mas acima de tudo em termos comerciais onde pese embora nao tenha tido qualquer tipo de concorrencia, os resultados foram desoladorores, dos piores mesmo para filmes estreados em wide.

Um dos grandes problemas de filmes orientais e serem demasiado silenciosos e presarem pelo o caracter que os proprios filmes adquirem naturalmente e se neste ponto nao estamos nem de perto nem de longe numa obra prima, nem tao pouco nas poucas coreografias trabalhadas, o certo e que em termos de estetica e carisma temos um filme vincado, na beleza das imagens na boa direcçao artistica mas acima de tudo por se assumir como um filme irreverencia mesmo num genero tao tradicional como os filmes de artes marciais.

O filme perde um pouco pela demasiada mistura de generos e principalmente porque os mesmos nao combinam entre si, mas tambem nos actores se por um lado a base orientar do heroi integra bem a honra e a personagem construida tudo o resto remonta mais ao tradicional western, e acaba sempre por passar por um filme de dois mundos, com intensidade, algumas vezes engraçado, mesmo que poucas vezes consiga ser creativo.

O filme fala de um guerreiro que se ve incombido de ter a seu cargo um bebe, deslocando-se para um conjunto de elementos de circo, onde se aproxima da vivencia dos habitantes, mesmo quando estes sao perseguidos pelo grupo de viloes.

O argumento nao e excelente, pouco trabalhado e mesmo muitas vezes linear no seu desenvolvimento, as personagens sao unidimensionais e os dialogos quase sempre trazem muito pouco ao filme.

E de ressalvar a componente estetica deste tipo de filme, principalmente na fotografia e na forma intensa com que as imagens sao transmitidas e o trabalho que efeito, merecendo todos os elogios.

Em termos de cast nao e propriamente o mais ortodoxo, o heroi oriental pouco ou nada traz ao filme do que a frieza tipico neste tipo de personagem, Bosworth tras o comercial americano com muitas deficiencias na rebeldia e no sotaque que tras consigo. Houston e o melhor do filme no vilao que sempre sabe dimensionar e com o carisma necessario. Rush mesmo a bom nivel e um despredicio numa personagem tao pequena como idiota, e assima de tudo inutil para o filme.


O melhor -A estetica do filme


O pior - Mais um filme de artes marciais igual a todos os outros


Avaliação - C+

No comments: