Saturday, January 29, 2011

Blue Valentine




Desde que começaram a sair os primeiros prognosticos para os oscares que este filme sempre foi colocado como um fron runner, desde logo pela sua realistica pseudo historia de amor, mas tambem por trazer consigo dois dos actores mais marcantes para os criticos de uma geração. COntudo com a classificação do filme em NC 17, o grau maximo, a luta começou a ser outra, pela abertura do filme a um publico maior, ja que com esta classificaçao o filme nao teria qualquer hipotese, tendo centrado a discussão na justiça de tal avaliação. O certo e que o filme ressentiu-se da polemica e se em termos criticos pese embora nao tenha conseguido entrar em força na corrida para os oscares as valoriza~ções foram positivas em termos comerciais a pouca divulgação do filme fez com que se tornasse um floop

Antes de mais desde logo notar que a notação e excessiva, as sequencias de sexo existem contudo muitos outros filmes ja tiveram sequencias bem mais explicitas e conseguiram outro tipo de avaliação.

Quanto ao filme ele vence por nao ser idilico por ser algo realista na forma como trata o relacionamento, pela dictomia entre a felicidade e a falta de chama, nao tenta ser bonito, nem tao pouco ir ao encontro daquilo que o espectador quer assistir, quer assumir a forma como as relações de deterioram, a forma como e necessario a força de duas pessoas para a mesma resultar.

O filme consegue ser intenso e transmitir emocionalmente tudo que deseja aos espectadores e isso e o maior trunfo do filme, que no final consegue colocar os espectadores tambem eles a viverem o drama daquele jovem casal, e nem eles aqui tem solução.

A forma como e caracterizada a deterioração da relação e efectiva na forma como ela se coloca tambem nas personagens e isso faz do filme adulto, bem realizado com uma opçao de montagem bem escolhida que permite perfeitamente ter noçao da dictomia entre a felicidade e o contrario.

Por mal falta alguma falta de coerencia da personagem de Williams, que da pouco ao filme ao contrario do seu par, pensamos sempre que nos falta alguma resposta nunca conseguindo conhecer bem o que esta por detras de si. Se essa era a opçao do filme confesso que parece sempre existir uma falha por colmatar.

O filme tem dois momentos por um lado a forma como um jovem casal se conheceu e o erradiar de uma grande paixao, e o mesmo casal cinco anos apos em busca de tentar salvar um relacionamento em ponto de saturação.

O argumento e interessante na forma como consegue jogar com a dictomia dos momentos vividos pela mesma personagem, consegue ter emoçao e muito sentimento, nao pondo de parte momentos em que a propria racionalidade tambem e chamada a acçao.

A realizaçao e simples nao tenta ir mais alem do que o basio, e isso faz com que o filme nao consiga ser transportado para um patamar de excelencia, mas tendo em conta que e quase o filme de estreia, ja podemos valorizar pela forma como o filme funciona como um todo.

O cast tem no duo de protagonistas toda a sua essencia e se relativamente a Gosling mais uma vez denotamos a capacidade e a versatilidade do actor para qualquer tipo de papeis, e mesmo em papeis que necessitam disso tudo. Apesar disso pensamos que ainda faltaria algumas arestas para termos aqui um papel nomeavel. Ja Williams que conseguiu aqui a sua segunda nomeaçao, tem um papel mais forte, mesmo que a sua personagem seja menos intensa, mas a interpretaçao pela dualidade que assume, preenche bem a vaga de nomeavel, se bem que talves seja das mais fracas.


O melhor - O contraste e a força dele


O pior - Alguma dimensão em falta a personagem feminina


Avaliação - B

No comments: