Thursday, January 06, 2011

Gulliver's Travler




Se existe saga que pensamos que nunca teve uma adaptaçao digna de registo no cinema foi as viagens de gulliver, numa altura em que pensamos que os efeitos especiais estao preparados para uma boa adaptaçao com tudo o que ela exige. Este ano a determinada altura ate pensamos que poderia ser este filme essa adaptaçao, mas desde que foi selecionado o cast e o realizador que observamos que seria um filme familiar, de animaçao, mais virado para a comedia. Talvez por estas ambiçoes limitadas os resultados tambem nao foram muito brilhantes, quer criticamente onde as coisas correram mal, e o filme se encontra perfilado para alguns razzies awards, e mesmo comercialmente onde nao resultou como se esperava no sempre familiar mercado natalicio, com resultados muito aquem do esperado.

Desde logo podemos começar caracterizar este filme como o tipica comedia a Jack Black, e desde ai a aperciaçao nao consegue ser muito positiva, porque este actor encaixa num esteriotipo de uma comedia algo ridicula onde os seus tiques sao utilizados ate ao maximo mesmo quando surgem totalmente fora de contexto num humor muito mais fisico do que propriamente intelectual.

A determinada altura o filme parece mais preocupado em ser uma satira com o mundo do cinema do que tentar ser congruente ou ter alguma coesao nos seus propositos de fazer uma versao actualizada das viagens de gulliver. Alias e um filme que tenta muito mais se preocupar com os promenores cinefilos do filme do que com a propria historia principalmente na forma como tem dificuldades em humor funcionar e nao cair facilmente como acaba por acontecer em algum ridiculo.

E daqueles filmes para mais pequenos pese embora por vezes o estilo de black nao se coadune com o que este tipo de populaçao procura ou mais de que isso tem interesse em conhecer

O filme e uma adaptaçao actual do livro viagens de gulliver, com a introduçao no mundo dos lilliputianos e mesmo no mundo dos gigantes, sempre podendo dar a sua picada ao mundo da 7 arte

O argumento e daqueles que pouco ou nenhum trabalho tem a seu cargo, por um lado proque a historia e conhecida e ja foi diversas levada ao ecra, e depois porque nao existe nenhuma preocupaçao em trabalhar as personagens, e o humor tambem e no limite minimo de esforço.

A realizaçao ainda com as tecnologias de hoje e complicada e nem sempre consegue convencer com os efeitos especiais que utiliza, mesmo assim tem bons momentos em mais uma experiencia 3d a valorizar.

Em termos de cast tenho que assumir que ja nao tenho paciencia para o estilo de humor repetitivo e irritante de Black, nao sai de um registo que nem sempre funciona e se adapta a qualquer tipo de filme parecendo que as suas personagens sao sempre as mesmas com historias diferentes. Seagel e um actor capaz de resultar bem num cinema humoristico mais actual. Quanto a Blunt no momento em que muitos a consideravam a um passo da primeira linha de hollywood integrar um projecto tao pouco ambicioso como este pode ser prejudicial no seu trajecto


O melhor - As referencias cinematograficas


O pior - A falta de algo novo no filme


Avaliação - C-

No comments: