Sunday, January 23, 2011

The Company Men





O tema do desemprego e das dificuldades que dai advem nunca foi muito abordado ao longo dos anos no cinema, contudo este ano finalmente houve a coragem de o efectuar e logo nas altas patentes sociais americanas. Os resultados contudo estiveram longe de ser aqueles que mais se esperariam, por um lado em termos criticos onde apesar de valorizaçoes positivas o filme nao conseguiu chegar com sucesso a corrida para os premios e acima de tudo em termos comerciais onde a estreia para o sempre perigoso mes de janeiro nao permitiu que o filme tivesse uma estreia condizente com aquilo que os produtores esperariam.

Company Men e um filme rigoroso que adopta um metodo interessante na abordagem da tematica que ao longo de diferentes historias tentar transmitir a dificuldades de diferentes idades num problema tao obvio como o desemprego e as suas contigencias. Apesar de estes pontos positivos o filme e quase sempre demasiado monotono para conseguir entusiasmar o espectados, principalmente na forma como nao consegue impulsionar as personagens para melhores momentos e e mesmo na interaçao destas que o filme nao consegue passar para a primeira linha.

Outro dos pontos menos entusiastas reside ainda na dificuldade do filme de ter outros ingredientes de particular interesse, ou seja e quase sempre demasiado vulgar, quase pensando que tudo poderia estar com poder da formula na sua genese,

O filme fala de uma empresa que devido aos maus resultados e obrigado a despedir uma serie de empregados, sendo que o filme fala do percurso destes para encontrar novo rumo a vida pessoal e familiar.

O argumento pese embora seja actual e o debruce de uma forma serie, nao e prodigo em grandes momentos, mesmo nas personagens mas acima de tudo no limite que nao consegue efectuar nos dialogos e conclusao do filme.

A realizaçao e despreocupada, um filme destes com uma realizaçao mais arrojada teria claramente mais visibilidade e conseguiria outro pido de dimensao, acaba por ser o ponto que mais limita a evoluçao do filme.

O cast e positivo, o recursoa velhas guardas como Cooper e Jones dao ao filme toda a intensidade e os melhores momentos que o filme precisa, podia apenas perder na forma como nao consegue em determinados momentos impulsionar a personagem limitada de alfect para esse nivel.


O melhor - A actualidade do tema


O pior - A produaçao ser pequena


Avaliação - C+

No comments: