Friday, December 12, 2025

Shelby Oaks

 Este pequeno filme de terror baseado numa coleta de dinheiro por crowdfounding conseguiu uma distribuição significativa no mercado americano, pese embora as suas criticas estivessem longe de ser entusiasmantes e a falta completa de atores minimamente conhecidos. Depois de algum falhanço critico e acima de tudo uma publicitação maioritariamente feita por redes sociais, faltava o desafio do publico onde os resultados foram competentes pelas razões acima descritas que tornaram um filme pequeno um cartaz de muitas salas.

Sobre o filme podemos dizer que o mesmo tem meia hora e acaba por ser três filmes completamente diferentes em cada um deles com resultados também eles diferentes. A primeira hora é uma homenagem ao misterio de Blair Withc projetc sob a forma de noticias difundidas e documentário o filme acaba por funcionar com um estilo amador que encaixa no estilo de terror psicologico que até então o filme queria ter.

O segundo segmento acaba por ser o que funciona pior, quando o filme nos leva para o lado da descoberta sobre o desaparecimento numa especie de serie b de pessima qualidade, na forma que conduz a descoberta, nos dialogos e interpretaçoes e dá-nos a protagonista que acaba por ser um dos problemas do filme, pela sua falta de dimensão ao longo de todo o filme.

Na parte final temos o tipico filme de terror sobre paranormal, e aqui ja vimos muito melhor, sequencias completamente inexplicaveis sobre as decisões das personagens, que tem como ponto melhor algum trabalho visual que cria uma intensidade que tem bons momentos, mas acaba por seguir a mediocridade do segundo parametro.

No que diz respeito à historia temos uma desaparecimento misterioso dos criadores de um programa de youtube, que conduz a que a irmá da principal tente encontrar respostas, principalmente depois de um estranho individuo se suicidar perante si.

O argumento do filme, se olharmos para ele como um todo é confuso, onde fica muito por esclarecer. O filme tenta ser uma mistura de generos onde apenas a forma como organiza o primeiro momento parece funcionar. As explicaçoes sao as tipicas de terror serie b.

Na realizaçao temos Christ Stuckman um jovem realizador que pensou na forma de financiar um projeto amador para lhe dar um impacto maior. Fica a sensação que sabe criar impacto visual e os truques de camara, mas tambem fica a ideia que o filme tenta ser tudo, não sendo nada.

No cast um conjunto de atores totalmente desconhecidos, que acaba por ser um dos pontos que pior funciona no filme, principalmente numa protagonista Camilla Sullivan que nao está ao nivel de um filme de expansao wide. O resto a interpretaçao de sofriemento com caracterização tipica deste tipo de filme.


O melhor - O primeiro segmento

O pior - O filme ser uma mistura de generos que nunca se junta


Avaliação - C-

No comments: