Saturday, December 27, 2025

Goodbye June

Este drama natalicio foi uma das apostas da Netflix para este fim de ano, num estilo diferente de filme de natal, o qual acaba por ser mais dramatico e mais pesado, mas com toda a envolvência familiar esperada para este tipo de quadra. O filme que marcou a estreia de Kate WInslet como realizadora ficou pela mediania critica, sendo que comercialmente acabou por ficar aquem quando comparado com outros produtos mais alegres para a quadra em questão.

Sobre o filme temos um drama sobre perda no natal, sobre conflitos familiares e como os mesmos se encontram no momento da proximidade da morte. O filme acaba por nos dar personagens que preenchem os diferentes espaços, mas fica a ideia que o ritmo demasiado dramatico até pode ser interessante para esta epoca mas nao sera um produto porque mesmo sendo um filme com algumas mensagens positivas a perda acaba sempre por ser o protagonsita maior do filme.

Claro que o filme tem alguns elementos que o tornam interessante, concretamente a diferrença entre irmás e os conflitos continuos, bem reais em algumas familias. O adorno que o filme faz na forma como a personagem principal vivencia a sua situação, ou mesmo o lado ausente do pai acaba por preencher todos os espaços de lidar com a situação, embora muitas vezes com bonecos demasiado esteriotipados.

Por tudo isto um filme dramatico de familia, sobre perda. Um filme que acaba por ter alguns cliches para se diferenciar, principalmente naquilo que e uma procura de um encontro de personalidades que percebemos que nunca seria compativeis. O filme e daqueles projetos que acaba por notar-se a si proprio pelo seu antagonimos, mesmo com uma mensgaem positiva, fica a sensação que o filme nunca consegue ir a procura de excelencias no seu espaço.

A historia segue uma familia que se junta depois da saberem que a mãe encontra-se em plena epoca de natal nos ultimos dias de vida, o que faz uma familia separada por conflitos e estilos de vida ter que se reunir

O argumento é real, interessante na forma como cria as personagens e como as desenvolve em cada espaço, permite conflitos reais e acima de tudo consegue ir buscar alguns momentos em que a tensão parece ser impossivel de ultrapassar. E um filme algo triste para a epoca e o sentimento de perda nunca e ultrapassado.

WInslet e uma das melhores atrizes das ultimas decadas, arriscada e agora entra na realização com um projeto ok que nunca é propriamente brilhante. Uma forma de filmar simples, apelando as emoçoes mas acima de tudo deixando a historia e a intriga funcionar.

No cast temos um naipe de bons atores, todos britanicos acabando por ser Mirren; Spal e Risemborogh os que melhores momentos dão ao filme nas suas ambiguidades. E um elenco competente que permite as dinamicas de conflito e drama funcionar aos diversos momentos.

O melhor - Alguns conflitos reais

O pior - Ser um filme razoavel que nunca tem atributos para ir mais longe


Avaliação - B-

No comments: